Notícias

Quiropraxia corrige postura e alivia dores; entenda a técnica alternativa

Compartilhe:     |  27 de dezembro de 2020

A quiropraxia é uma forma de medicina alternativa que ajuda no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, especialmente na coluna.

A técnica, que é manual, permite que sejam feitas correções de postura e alongamento da musculatura, além de alívio das dores na coluna lombar, no pescoço, hérnia de disco e dor ciática, entre outras. Ela também ajuda a combater a tensão muscular, problemas nas articulações e todos os malefícios que esses males causam a saúde de uma maneira geral.

Veja 5 benefícios da técnica:

  1. Ativa músculos estruturais e auxilia no controle hormonal

Uma coluna saudável ativa os músculos profundos estruturais que ficam contraídos o tempo todo enquanto estamos sentados ou em pé, e os músculos respiratórios, que consomem energia mesmo enquanto dormimos.

Alguns desses músculos são os eretores da espinha, serrátil posterior, iliopsoas, espinhal, interespinhais, longuíssimo da cabeça, diafragma, escalenos. Quando esses estão sadios, os músculos superficiais ficam em repouso, gerando acúmulo de glicogênio e vários processos metabólicos, auxiliando a manter o controle hormonal.

  1. Melhora o funcionamento articular

A técnica auxilia na produção do líquido sinovial das articulações, o que desacelera o processo degenerativo e previne lesões.

  1. É usado por atletas para acelerar a recuperação dos treinos

O melhor posicionamento das articulações gerados instantaneamente pelos ajustes faz com que a força da gravidade seja distribuída melhor sobre toda a estrutura, reduzindo a sobrecarga que a musculatura da coluna precisa suportar. Isso faz com que o músculo consuma menos energia para fazer o mesmo trabalho.

  1. Pode ser aplicada em bebês a partir de 2 meses de idade

Quanto mais novo, mais rápido os músculos aprendem como devem se comportar, é o que os especialistas chamam de coordenação motora. Portanto, quanto mais cedo fizermos os exercícios, mais fácil e duradoura será a memória muscular. Com isso, as atividades físicas em geral se tornam mais fáceis.

  1. Auxilia na função intestinal

O tratamento da coluna lombar auxilia na boa função intestinal devido aos nervos que saem da lombar para os intestinos. Isso ocorre porque os nervos levam a informação do cérebro para os intestinos.

Quando sentimos vontade de evacuar, por exemplo, o cérebro recebe a informação através dos nervos de que o intestino está cheio e precisa ser esvaziado. Com isso, o cérebro gera uma resposta através de nervos motores, para contrair o intestino e eliminar os resíduos intestinais.



Fonte: Viva Bem - Uol



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Frio: veterinários indicam cuidados com pets

Leia Mais