Notícias

Raça de cavalo norueguesa conquista brasileiros na Mata Atlântica

Compartilhe:     |  16 de agosto de 2014

Pedra Azul! A magnífica formação rochosa é um presente da Mata Atlântica. Parece até que estamos em outro país. Mas é aqui no Brasil mesmo, no Espírito Santo. A diversidade de culturas que surgiram nesta parte do Brasil conta mais uma história de amor pela natureza.

Os cavalos vieram da Noruega e no Brasil, só podem ser encontrados aqui. “O proprietário, ele é apaixonado aqui pela Pedra Azul. Ele considera que isso aqui é o paraíso dele. Como ele é norueguês, ele já conhecia a raça lá, e essa é uma raça que é considerada o símbolo nacional da Noruega. Aí aproveitando isso e aproveitando também que ele é um cavalo, que ele é propício para região montanhosa como a nossa, ele resolveu trazer os cavalos dessa raça.”, conta Jorge Ichaso, equinoculturista.

A raça dos Fjords conquistou os brasileiros. Sua crina com o detalhe preto é a marca registrada. A franja também.

Globo Repórter: Tem um moicano e uma franjinha na frente.
Jorge Ichaso, equinoculturista: É, um moicano e uma franjinha que você nunca mexe nela, quanto maior melhor.
Jorge Ichaso: Às vezes o fazendeiro tá com alguma muita pressa. Ele conduz o cavalo assim, pelo topete, eles já são um pouco acostumados.

Até um pouco mal acostumados com tanto carinho.

“Essa aqui é a Sônia, uma das minhas paixões. Tem diversos, né? Mas ela em especial é o meu amor.”, conta Carmen de Castro, guia da Pedra Azul.

Globo Repórter: E alguma vez um animal, a Sônia, já te deu alguma prova de que ela compreende o que você sente por ela, de que é recíproco?
Carmen de Castro: Essa é a prova, olha, da confiança.

Mas cheio de confiança mesmo é o potrinho Fred, é o mais animado da nova geração nascida no Brasil. Sempre pronto para uma provocação com outro cavalo. O pai dele é o garanhão do local, o reprodutor. Apesar da fama e do porte, é tão dócil quanto os outros.

Como é um animal muito dócil, e até um pouco mais baixo que os outros cavalos, até para quem não tem prática, é fácil montar um Fjord. E junto com eles a equipe do Globo repórter fez um passeio pela região.



Fonte: Globo Repórter



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais