Notícias

Ragazzo adota copo plantável 90% biodegradável que vira árvore frutífera

Compartilhe:     |  31 de março de 2019

Até este domingo (31) acontece o evento de sustentabilidade Green Nation, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Entre as novidades ecológicas, apresentadas no local, está o copo-semente da rede Ragazzo, que se degrada na natureza.

Trata-se de um copo semi artesanal e feito com papel certificado -, tanto no que diz respeito à eficiência do processo produtivo, quanto nas normas e necessidades alimentícias. Ele é fabricado sem qualquer produto tóxico: utiliza tinta atóxica e é 90% biodegradável. Seu tempo de decomposição total é de cerca de 36 meses, contra os 500 anos necessários para um copo plástico comum.

À sua eficiência ambiental, soma-se outra importante inovação. Foi incorporado ao copo um disco de papel semente. Após o consumo da bebida, o copo pode ser amassado e plantado em um vaso, dando origem a uma muda de árvore frutífera: figo, goiaba ou morango. As sementes são sortidas e, cada copo plantável, pode dar origem a até quatro árvores.
Copo plantável para sucos

O copo será adotado na linha de Sucos Naturebas. “Nossa estimativa é que os 300 mil copos produzidos nessa primeira leva possam dar origem a até 1,2 milhão de árvores frutíferas devolvidas pra natureza. Estamos, com o estudo e empenho de diversas áreas da empresa, repensando nossos processos e incorporando inovações que promovam a sustentabilidade ambiental e do negócio como um todo”, afirma André Figueiredo, Diretor de Criação e Marketing do Ragazzo. Segundo ele, este projeto é apenas o início. “O Copo-semente é o passo inicial para motivar outras propostas e ações futuras. Queremos que a discussão interna do tema gere transformação na forma de ver o negócio. Sabemos que sustentabilidade é mais do que isso e queremos ir além”, completa.

O Copo-semente embala os quatro novos sabores de sucos 100% naturais lançados recentemente pelo Ragazzo: Framboesa, Amora, Blueberry e Detox e segue as cores de cada fruta. É, literalmente, do pé pro copo e do copo pro pé, já que eles vêm – tanto na versão de 300 ml quanto na de 500 ml – com as sementes acopladas no fundo. Criadas pela PPM – house agency do grupo, as embalagens devem ser plantadas com a parte debaixo voltada para cima, dando origem a uma nova muda de árvore.
A empresa explica como plantar o copo após o uso:

1. Molhe o fundo do copo;

2. Pode amassar, dobrar, mas plante o copo com o fundo para cima;

3. Cubra com pelo menos 1 cm de terra;

4. Regue diariamente;

5. Pode plantar em um vaso pequeno, mas lembre-se de que é uma muda de árvore; Então, após quatro ou cinco meses, replante num vaso maior ou jardim.

Para saber mais sobre o copo que pode ser plantado, acesse.



Fonte: Redação Ciclo Vivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Entenda a Gravidez Psicológica em Cadelas!

Leia Mais