Notícias

Ralo japonês reduz 32% do despejo de detritos orgânicos em rios

Compartilhe:     |  23 de Maio de 2015

A sujeira que escoa pela pia da cozinha também aumenta a poluição dos rios. Pensando nisso, a empresa Good House, que comercializa produtos hidráulicos, lança no Brasil o Ralo Basket, um modelo similar ao popular ralo utilizado no Japão. Indicado tanto para residências como para cozinhas industriais, o mecanismo reduz em até 32% o despejo de detritos orgânicos nos rios.

O produto é feito em aço inox e possui um cesto coletor com pequenos orifícios que impedem a passagem de qualquer tipo de resíduo sólido para a tubulação.

“No Brasil existem 60 milhões de casas e estabelecimentos que jogam em média 300 gramas de resíduos alimentares por dia nos canos das suas cozinhas. Isso representa 18 mil toneladas de lixo despejadas diariamente nas águas”, explica Sérgio Kawaguchi, diretor da empresa.

Além disso, o produto é mais higiênico que os ralos tradicionais por conta de uma alça acoplada ao cesto coletor. O acessório evita o contato direto com as sobras de alimentos na hora de esvaziar o recipiente. É uma maneira simples de evitar que as bactérias fiquem nas mãos e unhas, já que estudos apontam que o ralo da pia é o segundo lugar com maior quantidade de micróbios em um casa, atrás apenas do vaso sanitário.

“O manuseio de alimentos, principalmente as carnes cruas, requer uma higiene rigorosa. Por conta disso, esse modelo é bastante difundido no Japão, onde o sushiman prepara quase tudo com as mãos”, diz Kawaguchi.

Voltado para quem está construindo ou reformando a cozinha, o produto pode ser adquirido no site da empresa, por R$ 65,00. “Com a crise hídrica no Brasil, o momento é propício para as pessoas se conscientizarem e optarem por soluções mais sustentáveis”, completa o diretor da empresa.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais