Notícias

Rampa com mecanismo de elevação pode ter sido usada para construir a Grande Pirâmide do Egito

Compartilhe:     |  18 de novembro de 2018

00Os arqueólogos há muito se perguntam exatamente como os antigos egípcios construíram a maior pirâmide do mundo, a Grande Pirâmide. Agora, eles podem ter descoberto o sistema usado para transportar imensos blocos de pedra há cerca de 4.500 anos.

Eles descobriram os vestígios desse sistema no sítio arqueológico de Hatnub, uma antiga pedreira no deserto oriental do Egito. O mecanismo teria sido usado para transportar pedras pesadas de alabastro por uma rampa íngreme, segundo os arqueólogos que trabalham no local que são do Instituto Francês de Arqueologia Oriental no Cairo e da Universidade de Liverpool na Inglaterra. Foi assim, possivelmente, que os egípcios construíram a Grande Pirâmide, em nome do faraó Khufu.

“Este sistema é composto por uma rampa central ladeada por duas escadarias com vários buracos para inserir postes”, disse Yannis Gourdon, co-diretor da missão conjunta em Hatnub, a Live Science. “Utilizando um trenó que carregava um bloco de pedra e estava preso por cordas a esses postes de madeira, os antigos egípcios conseguiram retirar os blocos de alabastro da pedreira em aclives com uma inclinação de 20 graus ou mais.”

As cordas presas ao trenó agiam como um “multiplicador de força”, facilitando a subida do trenó até a rampa, disse Roland Enmarch, um dos diretores da missão Hatnub.

“Esse tipo de sistema não foi descoberto em nenhum outro lugar”, disse Gourdon. “O estudo das marcas de ferramentas e a presença de duas inscrições de Khufu nos levaram à conclusão de que esse sistema remonta pelo menos ao reinado de Khufu, o construtor da Grande Pirâmide de Gizé”, acrescentou.

“Como esse sistema remonta pelo menos ao reinado de Khufu, isso significa que, durante a época de Khufu, os antigos egípcios sabiam como mover enormes blocos de pedra usando encostas muito íngremes. Portanto, eles poderiam tê-los usado para a construção de sua pirâmide ”, disse Gourdon.

A Grande Pirâmide é a maior das três Pirâmides de Gizé, cada uma tendo sido construída para um de três faraós:  Khufu, Khafre e Menkaure. A de Khufu é a maior pirâmide já erguida no Egito: tinha originalmente 146 m de altura. Foi considerada uma das sete  maravilhas do mundo por escritores da Antiguidade.

Embora os arqueólogos geralmente concordem que os trabalhadores tenham usado um sistema de rampa para elevar blocos de pedra para a pirâmide, o modo como esse sistema funcionava exatamente tem sido um mistério duradouro, que esta descoberta pode ajudar a resolver.

 



Fonte: Scientific American Brasil - Owen Jarus



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

A surpreendente velha amizade entre um cão e um golfinho

Leia Mais