Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Compartilhe:     |  23 de janeiro de 2021

Assim como nós, os cachorros também precisam de uma alimentação saudável e balanceada, principalmente aqueles que têm o sistema digestivo sensível, apresentam hipersensibilidade alimentar, têm problemas de pele, ou sofrem com problemas ósseos, renais ou hepáticos, em decorrência do excesso de proteína animal e outras causas.

Todos esses problemas de saúde podem ter como causa, ou se agravarem devido às reações adversas aos ingredientes da ração, petiscos ou biscoitos industrializados, já que na composição desses produtos são utilizados farinha de ossos, vísceras e miúdos, gordura animal e até peles,  ingredientes que constituem sobras da produção de carne para os humanos.

Além disso, a maioria dos alimentos industrializados para cachorros contém transgênicos, que com o tempo podem gerar alterações metabólicas prejudiciais ao organismo do animal, e conservantes BHA e BHT, atestados pela comunidade científica como cancerígenos.

Por isso, neste conteúdo trazemos receitas de biscoitos caseiros para cachorros, saudáveis e, ainda por cima veganos, sem ingrediente de origem animal. Afinal, esta é uma forma de direcionarmos nosso amor para todos animais.

Sabemos que os cachorros são por natureza carnívoros, mas eles também têm tendência onívora. Pois, apreciam e se dão bem com outros alimentos, como frutas, legumes e verduras.

Existem até cachorros que são alimentados com uma dieta alimentar 100% vegetal. É o caso do buldogue chamado Roscoe, que é do piloto campeão de Fórmula I, Lewis Hamilton. que também é ativista pelos animais e vegano,

Roscoe após passar a ter uma alimentação vegana, parou de sofrer com problemas respiratórios e ósseos, dores e inchaço nas patas provocadas por artrite.

E Roscoe não é um caso isolado. Hoje em dia, existem tutores que buscam dar qualidade de vida aos seus animais de estimação e, por isso, primam por uma alimentação mais natural, e até vegana com a devida suplementação, para atender as necessidade biológicas e fisiológicas de seus animais.

Para corresponder a essa demanda de cuidados com os pets, as indústrias vêm fabricando rações e petiscos veganos para cachorros, formulados com ingredientes vegetais e com a adição de vitaminas e minerais que supram as necessidades caninas.

Levando em conta todo esse contexto, que tal fazer biscoitos caseiros, saudáveis e com ingredientes bem nutritivos, que até você poderá comer com seu pet, partilhando momentos de satisfação e prazer com ele?

Seguem 6 receitas com os respectivos ingredientes e os vídeos mostrando como se faz cada tipo de biscoito.

Biscoitos de Legumes com 3 ingredientes

Este vídeo do canal Perito Animal ensina como fazer biscoitos com apenas 3 ingredientes:

Biscoitos de Banana

Paula Lumi, do Canal Presunto Vegetariano, traz para este vídeo do Canal AUnimal, de Patricia Alcolea, uma receita de biscoitos caninos feitos com banana.

Ingredientes

Biscoitos de Cenoura

Fabi do canal Laboratório dos Sentidos mostra neste vídeo como fazer biscoitos SEM glúten, à base de cenoura e temperados com salsinha;

Ingredientes

Biscoitos de Abóbora

Paula Lumi neste outro vídeo do seu canal Presunto Vegetariano, a pedidos de Patricia Alcoléa do canal AUnimal, ensina como fazer biscoitos caninos de abóbora, utilizando ingredientes bem funcionais, nutritivos e ricos em antioxidantes, que podem ser dados para cachorro:

Ingredientes

Biscoitos de Amendoim

Este vídeo do canal PlantLife School traz a receita de biscoitos que têm como base a farinha de grão-de-bico:

Ingredientes

Biscoito de banana e cenoura

Tamires do Veg Libras, neste vídeo do seu canal, ensina uma receita de biscoitos caninos, com ingredientes diversificados.

Este é um conteúdo inclusivo, pois mostra as etapas dessa receita utilizando a linguagem de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Além do mais, explica (com legendas) porque os petiscos e biscoitos industrializados para cachorros NÃO são saudáveis como os biscoitos caseiros para pets.

Ingredientes

Recomendações

Quando for dar os biscoitinhos para os dogs dê apenas como petiscos, ou seja, entre espaços das principais refeições ou para recompensar seu pet em momentos lúdicos ou recreativos.

A quantidade diária de biscoitos varia de acordo com o peso do animal, podendo utilizar como base a tabela abaixo ou, em casos específicos, seguir a orientação de um médico veterinário:

Peso do animal        Quantidade diária de biscoitos

10 Kg                                        2
10 a 20 Kg                                3
20 a 30 Kg                                4
Acima de 30 Kg                       5

Observação:  Se você nunca deu biscoitos caseiros ou fez alguma dessas receitas, teste primeiro a reação de seu animal dando antes um pedacinho do petisco e observando a reação dele, como por exemplo, se ele manifesta algum sintoma digestivo, como vômito, azia e enjoo, ou intestinal com alteração nas fezes.

Caso ele não apresente nenhuma reação adversa pode ir dando os biscoitinhos para seu pet, de forma gradativa e mais vezes ao dia.

Nunca dê tudo de uma vez, pode fazer mal e gerar transtornos estomacais ou intestinais.

Os biscoitinhos podem ser armazenados em potes de vidros com tampas, e mantidos em local seco, arejado e protegidos da luz solar.

O prazo de validade, se bem conservados e dependendo dos ingredientes que são feitos, pode variar de 7 dias a 30 dias.

Por isso, fique de olho no aspecto dos biscoitos. Após passados alguns dias, se apresentarem manchas brancas ou escuras, é sinal que estão vencidos.

Se for variar ou substituir os ingredientes dos biscoitos caninos, lembre-se que tem alimentos que são impróprios e fazem mal para os cachorros saiba mais em:

Agora que você aprendeu receitas de biscoitos para seu cachorro, seguem receitas de biscoitos super saudáveis para humanos, que dependendo dos ingredientes que são feitos, podem também ser partilhados com seus amados pets:

Que, com as receitas desse conteúdo, você e seu pet se divirtam comendo biscoitos de forma nutritiva e saudável, SEM aditivos químicos, conservantes, palatabilizantes, corantes e aromatizantes.

Bom apetite!



Fonte: GreenMe - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais