Notícias

Receitas de Pão Essênio, um alimento crudívoro, milenar e super saudável!

Compartilhe:     |  29 de agosto de 2020

Já ouviu falar do Pão dos Essênios? Sabe quem foram eles? Se quiser saber mais sobre esse Pão milenar feito com grãos germinados, alimento vivo, rico em enzimas vivas, altamente digestivo, probiótico, funcional, fonte de aminoácidos e minerais e desintoxicante, acompanhe todas as informações deste conteúdo.

Origem do Pão Essênio

A comunidade dos Essênios surgiu e teve a sua formação no ano 150 a.C. até o ano 70 d.C., aproximadamente.

Os Essênios faziam parte de uma comunidade judaica que existiu na Palestina, no Oriente Médio. Eles viviam no deserto, afastados da sociedade, estudando o Torá, escrituras sagradas dos judeus e que formaram os primeiros cinco livros do Antigo Testamento. Além disso, fazia parte da rotina deles jejuar, rezar e praticar rituais de purificação.

Viviam em uma comunidade agroecológica, na qual todos os bens eram de propriedade coletiva.

Eles seguiam os mandamentos de Moisés. Discordavam de outra classe judaica, a dos fariseus, à respeito de questões religiosas e politicas, por isso se distanciaram, vivendo no deserto, na margem ocidental do Mar Morto, em um mosteiro em Qumran.

Existiam aproximadamente 4 mil essênios espalhados por toda a Palestina. Os Essênios conheciam ervas medicinais, se alimentavam de refeições frias (cruas e germinadas) preparadas na véspera, entre as quais, o Pão Essênio. Partilhar o pão era um ato sagrado, uma espécie de Eucaristia. Estudiosos acreditam que João Batista, Jesus Cristo e Maria Madalena tenham vivido com os Essênios.

Os Essênios passaram a viver de forma mais hermética e secreta, por volta do ano 70 d.C., em decorrência da dominação romana na Palestina.

O que é o Pão Essênio?

O Pão Essênio é uma massa feita com grãos germinados (brotos) e solarizada para desidratar (ficar seca) e virar o Pão.

Na falta de Sol pode-se aquecer o forno até no máximo 50 C, pois mais que isso (mata a massa), ou seja perde as ricas propriedades do alimento vivo.

Receitas de Pão Essênio

Receita básica

O preparo básico desse pão consiste em seguir os seguintes passos:

Pão Essênio feito com trigo em grãos germinados

Esta receita do Pão Essênio pode ser incrementada com várias opções de ingredientes que poderão ir junto à massa. Confira:

Quando o pão estiver no ponto ideal, forma uma crosta fina por fora, e por dentro fica úmido, mas não grudento.

Pão Essênio com Trigo, Gergelim, Quinoa e Chia

Este Pão Essênio leva, além do trigo, outros grãos como Gergelim, Quinoa e Chia, um verdadeiro ultra super alimento!

Ingredientes

Modo de preparo

Pão Essênio com cenoura, abobrinha e nozes

Esta outra variação da receita do Pão Essênio é bem interessante, pois tem a adição de legumes e nozes, deixando este alimento ainda mais rico em nutrientes.

Ingredientes

Modo de Preparo

Sugestões de guarnições para servir o pão

O Pão Essênio pode ser degustado com vários alimentos. Este pão pode ser servido com:

Vídeo sobre o preparo do Pão Essênio

Este vídeo do canal Baseado em Plantas mostra as etapas do preparo da massa do Pão Essênio, com duas versões: o Pão Essênio salgado com sal rosa e tempero verde, como por exemplo salsinha e cebolinha. E o doce, com ameixa seca e canela em pó.

O vídeo também apresenta sugestões de recheio para o pão salgado como: abacate, rúcula, cebola e tomate, banana, morango, maracujá e cobertura de melado de cana, para o pão doce.

Vídeo sobre como realizar a germinação e a solarização da massa

Assista este vídeo do canal Estilo de Vida Alcalino, com Daniel Rocha explica detalhadamente como se faz o Pão Essênio, que só necessita como ingredientes o trigo em grãos germinados, sal rosa e ervas finas.

Veja no vídeo como se realiza o processo de germinação e solarização da massa.

A Sacralidade do Pão Essênio

Não é à toa que os Essênios consideravam o Pão Essênio um alimento sagrado e espiritual, pois seu preparo e ingestão constituem um verdadeiro ritual de integração e comunhão com a Natureza.

Este alimento e seu preparo envolvem o ar, a terra, a água, o fogo e a luz (Sol).

A receita básica do Pão Essênio tem mais de 2000 anos e consta do Evangelho de Paz dos Essênios, e até por isso, o Pão é citado na

Oração do Pão Nosso.

Alimentar-se do Pão Essênio é se alimentar-se de Vida!



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais