Notícias

Referência em fabricação de embalagens ,Tetra Pak reciclou 50 bilhões de unidades em 2019

Compartilhe:     |  28 de agosto de 2020

Sustentabilidade está no centro da estratégia dos negócios e operações da Tetra Pak. Presente em mais de 160 países, a companhia mantém uma atuação sustentável e holística, com ações que permeiam três grandes frentes atreladas à promessa de marca de Proteger o que é Bom, o que engloba a proteção dos alimentos, das pessoas e dos futuros.

Referência na fabricação de embalagens e soluções de processamento de alimentos e bebidas, a Tetra Pak anuncia que, em 2019, somou 50 bilhões de embalagens cartonadas direcionadas para reciclagem em todo o mundo.

Na última década, a companhia também deixou de emitir o equivalente a 10 milhões de toneladas de carbono, fruto de uma série de adequações em suas operações. As informações constam na 22° edição do Relatório de Sustentabilidade da companhia, divulgado em agosto.

Reciclagem no Brasil

No Brasil, mais de 81 mil toneladas de embalagens pós-consumo foram recicladas somente em 2019. Em partes, o número é resultado da condução de ações socioambientais realizadas pela companhia, que impactaram mais de 135 mil pessoas no último ano.

Os projetos envolveram desde a capacitação de trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis e melhorias na estrutura desses espaços até ações de conscientização sobre a importância do descarte adequado de resíduos e sólidas parcerias com recicladores de modo a contribuir e tornar viável que os materiais direcionados para reciclagem sejam reincorporados a um novo ciclo.

reciclar Tetra Pak
Foto: Tetra Pak

Outros dados que se destacam nas três frentes são: Globalmente, 69% da energia nas operações provenientes de fontes renováveis e no Brasil esse índice chega a 100%; crescimento local de 10% de mulheres em posições de liderança; colaboradores mais produtivos após programa de trabalho flexível; participação em programa de nutrição escolar em mais de 50 países e apoio a pequenos agricultores de laticínios para a coleta de mais de 380 mil litros de leite.

O material também apresenta reconhecimentos importantes para a Tetra Pak, como estar presente, pelo quarto ano consecutivo, na lista A do CPD (Carbon Disclosure Program), programa sem fins lucrativos que reconhece iniciativas para reduzir emissões e atenuar as mudanças climáticas. Além disso, a Tetra Pak foi classificada na categoria de líderes em 2019, méritos alcançados pelos esforços contra as alterações climáticas e proteção às florestas, bem como por impulsionar o fornecimento sustentável na cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas.

Entre os objetivos para 2030, a Tetra Pak foca em contribuir para uma sociedade de baixo carbono, buscando minimizar o impacto em toda a cadeia de valor, alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) nas operações próprias, aumentar a sustentabilidade da caixinha com uma embalagem totalmente renovável e que tenha em sua composição materiais reciclados, sem que isso comprometa a segurança do alimento.

“O relatório reflete nossos esforços contínuos e as iniciativas implementadas globalmente ao longo da nossa jornada em sustentabilidade, o que envolve nossa forma de enxergar um futuro sustentável que equacione desafios ambientais, sociais e econômicos”, afirma Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak do Brasil e Cone Sul.

Segundo a executiva, entre esses esforços estão: ajudar a garantir a segurança do alimento, garantir uma cadeia de valor responsável, promover a diversidade e a inclusão, e contribuir para uma economia circular de baixo carbono.

Decisões guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

Com atuação fortemente pautada nos ODS da ONU, a Tetra Pak mantém um trabalho bastante próximo a clientes e parceiros para tornar os alimentos seguros e disponíveis, utilizando soluções inovadoras de processamento de alimentos e embalagens.

Já na frente que foca na proteção às pessoas, a Tetra Pak promove o desenvolvimento de seus colaboradores, além de assegurar um ambiente de trabalho e uma cultura inclusivos. A companhia também atua para proteger e apoiar comunidades onde seus fornecedores operam, olhando para uma cadeia de valor que proteja os direitos humanos e trabalhistas.

E, olhando para um futuro mais sustentável, a companhia tem entre seus objetivos estratégicos liderar soluções de baixa emissão de carbono para uma economia circular e aprimorar a sustentabilidade de toda a cadeia de valor, do fornecimento e produção até o pós-consumo. Isso inclui minimizar as emissões e o desperdício, proteger a biodiversidade e os ecossistemas, manter a disponibilidade de água potável e promover a reciclagem e a circularidade dos materiais.

“Acreditamos que, para atuar nesses três pilares com solidez e resultados, é preciso trabalhar em conjunto com nossos clientes, fornecedores, parceiros e demais stakeholders. Apenas dessa forma colaborativa poderemos liderar a transformação sustentável e gerar uma mudança positiva”, ressalta Valéria.

Está disponível online o relatório de sustentabilidade completo.

Faça sua parte

Você também pode contribuir para a reciclagem das embalagens adotando um simples hábito na rotina. Abaixo você confere como fazer a separação correta das embalagens cartonadas para que elas tenham uma nova vida depois do consumo.

tetra pak reciclar



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais