Notícias

Reflexologia ajuda a amenizar asma, labirintite e prisão de ventre

Compartilhe:     |  7 de março de 2021

Se você está cansada de tomar remédios que parecem não fazer efeito e procura tratamentos mais naturais para insônia, asma, labirintite e prisão de ventre, a reflexologia pode ser para você. A  podologista Viviane Ripoll, parceira da Homeopast, explica no que consiste essa técnica e como ela ajuda a aliviar alguns problemas de saúde.

A reflexologia não passa de um cuidado especial com os pés e o corpo no geral, apertando pontos estratégicos e massageando certas áreas para tratar algum problema. “Pressionar e massagear essas áreas pode estimular e fortalecer os órgãos internos, auxiliando no processo de cura. A reflexologia ou reflexoterapia descomplicada foi criada para facilitar a introdução instantânea desta terapia natural e holística para a manutenção da boa saúde”, explica.

Viviane conta que a prática tem diversos benefícios, entre eles: o reequilíbrio do sistema nervoso diminuindo a ansiedade e a insônia, alívio de dores agudas, melhora da circulação sanguínea e do bem estar no geral, pois tem influência na atividade intestinal e no sono, autoconhecimento, aumento da produtividade, redução da ingestão e dos gastos com medicamentos, assim como na qualidade dos relacionamentos tanto em casa como no trabalho.

De acordo com a profissional, o ideal é procurar um podólogo reflexoterapeuta para realizar o procedimento, mas isso não significa que você não possa fazer em casa algumas práticas mais simples. “Desde que tenha a orientação do seu profissional de confiança. A auto reflexologia requer um ritual. Escolha um ambiente calmo, coloque uma música tranquila e borrife no ambiente um aroma relaxante. Agora é só aproveitar.”

Confira o passo a passo para fazer a reflexoterapia em casa:

  1. Relaxe os dedos dos pés – segure cada dedo com firmeza, gire cada um e puxe delicadamente.
  2. Polegar – ele é a ferramenta mais importante da massagem. Dobre-o ligeiramente, volte à posição inicial e empurre cuidadosamente a ponta do polegar para frente.
  3. Mão fechada – com a mão fechada em formato de “soquinho” massageie a sola dos pés, de baixo para cima, desde o calcanhar até quase chegar nos dedos.
  4. Rotação do tornozelo – segure o pé e faça movimentos de rotação bem devagar e de ambos os lados.
  5. Segure o pé – com uma das mão segure em torno da canela, com a outra segure a ponta do pé e pressione levemente os dedos para frente, mantendo uma força constante.
  6. Dedos dos pés – massageie sutilmente os dedos dos pés, um por um.

Por fim, repita os procedimentos de 5 a 10 vezes, cada um.

A única contraindicação à reflexologia é para pacientes oncológicos, lactantes e diabéticos, que devem ter autorização médica para realizar essa técnica.



Fonte: IstoÉ - Jade Lourenção



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais