Notícias

Relógio em Nova Iorque traz contagem regressiva para que os impactos das mudanças climáticas sejam irreversíveis

Compartilhe:     |  29 de setembro de 2020

Quanto tempo ainda temos para reverter a crise climática? É isso que o Alarme do Clima está sinalizando em Manhattan, Nova Iorque. O relógio digital da cidade americana foi reprogramado para mostrar o período crítico em que ainda temos tempo para parar as mudanças climáticas.

O Alarme do Clima, ou Relógio do Clima, indica que o mundo tem cerca de 7 anos para parar o aquecimento global, ou, pelo contrário, os impactos vão se tornar irreversíveis. Os idealizadores explicam que os cálculos foram baseados em estudos do  Instituto Mercator de Pesquisa Global Commons e Mudanças Climáticas  em Berlim, Alemanha.

Contagem regressiva

Foto: O Relógio do Clima

A reprogramação do relógio para o tempo restante para reverter a crise climática aconteceu no dia 27 de setembro, último dia da Semana do Clima, e a contagem regressiva alertando para a urgência de medidas que diminuam a influência das atividades humanas no aumento de temperatura do planeta começou.

Há 20 anos, o famoso relógio que fica na Union Square em Manhattan é um dos pontos mais famosos da cidade e, graças à esta visibilidade, foi escolhido para passar esta importante mensagem de que precisamos agir enquanto ainda temos tempo.

Os idealizadores são os artistas Gan Golan e Andrew Boyd e eles afirmam que o Relógio do Clima é uma ferramenta que usa a tecnologia para conscientizar as pessoas sobre a ameaça dos impactos das mudanças climáticas.

A hora é agora!

Foto:The Climate Clock

“As mudanças climáticas já começaram. Já estão acontecendo. Este não é uma alarme para avisar que em 7 anos iremos enfrentar uma crise climática. É como se fosse uma contagem regressiva avisando que precisamos agir o quanto antes”, explica Golan.

“PRECISAMOS AGIR HOJE. CONTINUAR NOSSAS AÇÕES AMANHÃ E EM TODOS OS DIAS QUE TEMOS PELA FRENTE. CADA SEGUNDO CONTA. PRECISAMOS AGIR A TEMPO!”

Antes da programação da contagem regressiva, mensagens avisando sobre o prazo para medidas em relação ao impacto humano no clima já estavam sendo exibidas. Com a programação do Alerta do Clima, quem passa pelo relógio ficou sabendo que o período calculado era de 7:103:15:40:07 – indicando 7 anos, 103 dias, 15 horas, 40 minutos e 7 segundos. Tempo que já diminuiu desde que a contagem começou.

“O relógio é uma maneira que encontramos de passar uma mensagem da ciência com forte impacto”, disse conta Boyd. “Este alerta nos avisa que reduzir nossas prioridade o mais rápido possível. A tecnologia está aí para nos avisar. ”

“PODEMOS FAZER ISSO, REDUZIR NOSSAS EMISSÕES. E NO PROCESSO CRIAR UM MUNDO MAIS SAUDÁVEL E MAIS JUSTO PARA TODOS ”.


O Relógio do Clima é um projeto aberto e os idealizadores ensinam como fazer o seu próprio alerta do clima e como instalar um Relógio do Clima com a contagem regressiva.

Para saber mais acesso ao site (em inglês):  climateclock.world .



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais