Espécies em Extinção

Reserva em Sumatra pode salvar várias espécies gravemente ameaçadas de extinção

Compartilhe:     |  14 de maio de 2016
Reprodução/RogerSmith

Reprodução/RogerSmith

O Fundo de Florestas Tropicais é uma organização que trabalha para conservar as florestas ameaçadas da Sumatra, e para isso criará a nova Reserva de Vida Selvagem Kluet.

Localizada dentro do grande ecossistema Leuser, esta floresta de 6,4 milhões de acres é o último lugar na Terra que abriga o rinoceronte de Sumatra, o orangotango de Sumatra, o elefante de Sumatra e o tigre de Sumatra, todos eles animais gravemente ameaçados de extinção, relata o One Green Planet.

A floresta é o único lugar no mundo capaz de garantir a sobrevivência de todas as quatro espécies.

O rinoceronte de Sumatra é a menor das espécies de rinocerontes do mundo e está classificado pela IUCN como criticamente em perigo. Hoje, menos de 100 desses animais existem na natureza, espalhados em populações pequenas e isoladas.

O ecossistema Leuser é o último refúgio no mundo que pode assegurar a reprodução dos animais ameaçados pela caça e pela perda de habitat.

A região também fornece habitat para um número surpreendente de outras espécies, como leopardos nebulosos, gibões brancos, gatos marmoreados, entre outros, além de 192 espécies de aves.

A proposta do Parque Nacional de Gunung Leuser, de dois milhões de acres, é um passo na direção certa. Agora, o fundo trabalha para adquirir propriedades privadas para estabelecer a reserva, que é aproximadamente do tamanho da cidade de Nova York.

A reserva pode garantir o futuro de vários animais selvagens e impedir a caça e a extração de produtos florestais, assegurando simultaneamente a proteção da biodiversidade notável de Leuser.

Fonte: Anda – Agência de Notícias de Direitos Animais



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais