Notícias

Reserva Extrativista do Lago do Cuniã em Porto Velho é ampliada

Compartilhe:     |  31 de dezembro de 2018

O Diário Oficial da União (DOU)  do último dia 26 trouxe o Decreto nº 9.638 que amplia a Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Cuniã, localizada no Município de Porto Velho (RO). A unidade de conservação (UC) passou de 50.604,27 para 74.659 hectares.

De acordo com o presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, “a ampliação da Resex consolida o uso sustentável de uma área que já era de uso das comunidades da região, ampliando a proteção do modo de vida de seus beneficiários. Além disso, a ampliação consolida um acordo que foi desenhado junto com extrativistas das Resex Rio Ouro Preto, pois um projeto de lei de desafetação de um trecho da UC teria como objetivo ser compensado na Resex Cuniã. É uma vitória para as duas unidades.”

O gestor da Resex Lago do Cuniã, Emerson Marcondes, comemorou a notícia. “São 12 anos de luta para esta ampliação. Feliz demais e fechando o ano realizado, além das conquistas nos projetos, a publicação do plano de manejo e agora a ampliação”, comentou.


Entre os objetivos da Resex Cuniã, criada em 1999, está a proteção dos recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais extrativistas da região, com respeito e valorização de seu conhecimento e de sua cultura para promovê-las social e economicamente.

Além disso, a UC tem também como função conservar os bens e os serviços ambientais costeiros prestados pelos manguezais e recursos hídricos associados e contribuir para a recuperação dos recursos biológicos, para a sustentabilidade das atividades pesqueiras e extrativistas de subsistência e de pequena escala e para o fomento ao ecoturismo de base comunitária.

O Lago do Cuniã, localizado na Resex, conta com uma das maiores concentrações de fauna de toda a Região Amazônica, com variadas espécies de aves e peixes. Além disso, na UC há uma predominância de Jacaré-açu uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul. Também conhecido como “jacaré-negro”, um predador de topo de cadeia alimentar.



Fonte: Comunicação ICMBio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais