Trilhas da Paraíba

Riacho de Santo Antonio

Compartilhe:     |  2 de junho de 2018

O município de Riacho de Santo Antonio fica localizado na mesorregião da Borborema, especificamente na microrregião do Cariri Oriental, a 196,8 Km de João Pessoa.

Riacho de Santo Antonio limita-se com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Alcantil (12,5km), Barra de Santana (24km), Boqueirão (29km) e Santa Cecília (12km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 24,7°C. Apresenta uma vegetação de Caatinga que varia de Herbácea à Arbustiva.

História

Em meados do século XIX, em 1877, um caçador vinha de Caturité com destino a Taquaritinga do Norte em Pernambuco e, com muita sede, ele encontrou um riachinho com água doce em plena mata fechada, numa terrível seca.

Saciou sua sede e continuou sua caminhada, chegando aTaquaritinga encontrou um Padre chamado de Padre Antônio Ibiapina, então ele contou o que havia acontecido naquele lugarejo, foi aí que o Padredecidiu ir ate o local e fez uma promessa ao glorioso Santo Antônio para que aquela agua nunca secasse e que assim sendo,construiria uma igreja para o Santo.

Com muita devoção, o padre, com ajuda de vários fieis construiu a igreja, e o povoado tornou-se comunidade religiosa, onde se organizavam festas, pastoris, dramas, serenatas, bailes e missas em homenagem ao padroeiro Santo Antônio.

Pertencente ao município de Boqueirão, Riacho começou a se desmembrar1989, sob a orientação do deputado estadual Carlos Dunga e do grande líder político do cariri paraibano o vereador Antônio Gonçalves de Lima e do senhor Cicero Lucena, que elaboraram um plebiscito pedindo a independência.

A emancipação Politica de fato e de direito aconteceu em 1994 e o município de Riacho de Santo Antônio faz jus ate hoje com o tema TERRA DA PAIXÃO, pois se trata de uma cidade pacata, hospitaleira e cheia de graças e pessoas talentosas que realiza há 36 anos o mistério da paixão de Jesus, revelando os encantos da fé e renovação cristã do seu povo, além da sensibilidade artística, qualidade nata na população, temos grandes artistas em diversas áreas que vale ressaltar alguns do tipo grupos de dança; banda de musica; fanfarras; grupos da terceira idade;pinturas em tecidos; pinturas em telas; artes em madeira; construção de bonecas de panoentre outros que se destacam no mundo das artes tanto nacional como internacional.

Cultura

A Fundação Antonio Victor de Lucena – FAVIL e o Grupo Força Jovem Renovação em Cristo, dentro de sua programação cultural, realizam há 35 anos na Semana Santa, o Espetáculo “PAIXÃO DE CRISTO” em parceria com a Prefeitura Municipal de Riacho de Santo Antonio, o Governo do Estado da Paraíba e a Comunidade Local.

O tradicional e grandioso espetáculo é realizado no Centro Teatral João Capibaribe, considerado como o Maior Teatro ao Ar Livre da Paraíba,  localizado no centro da cidade, a  peça teatral atrai todos os anos cerca de 8 mil pessoas entre adultos e jovens que vão a cidade de Riacho de Santo Antonio no cariri paraibano assistir a cenas emocionantes e de rara beleza.

A encenação conta a história dos últimos dias de Jesus começando pelo “Sermão da Montanha” e encerrando com a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. A peça, que se desenrola em oito cenários-palcos que são réplicas de palácios, templos e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás, tem a participação de mais de 200 atores e figurantes. Nos papeis principais, a “PAIXÃO DE CRISTO”, este ano, traz como artistas convidados atores da cidade e de Campina Grande. Eles vão contracenar com  os já consagrados atores conhecido do publico local.

São proposições de ações focadas no processo artístico que possibilitem a interação entre artistas de outras regiões e a formação do artista local através de ações diretas e indiretas, colocando assim a produção local e territorial (cariri) em discussão, numa troca de experiência com os produtores e artistas visitantes.

A “PAIXÃO DE CRISTO” se constitui em uma importante ação da Fundação Antonio Victor de Lucena – FAVIL e do Grupo Força Jovem Renovação em Cristo para atualização do debate da criação do espaço necessário para deflagrar o potencial poético de cada subjetividade. Com este espetáculo, a FAVIL, o Grupo Força Jovem Renovação em Cristo e a Prefeitura Municipal de Riacho de Santo Antonio colocam a cidade de Riacho de Santo Antonio como destaque na região do cariri por produzirem um grandioso espetáculo de Emoção, Fé e Beleza Artística.

O ESPETÁCULO

O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Riacho de Santo Antonio exerce no público não está apenas na grandiosidade dos cenários, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público nas encenações ano a ano.

Entre uma cena e outra, uma multidão movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, se emocionam, transportando-se por algumas horas à época de Cristo e revivendo sua saga. Do Sermão à Ressurreição, olhos atentos acompanham com paixão o resultado do trabalho de 35 anos, que transformou um sonho na realidade do maior teatro ao ar livre da Paraíba.

No elenco 30 atores e 200 figurantes que a cada ano conseguem emocionar o publico presente.



Fonte: Site Oficial da PMRSA - Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais