Geografia Ambiental

Rio de três mil quilômetros é berçário de aves de toda Europa

Compartilhe:     |  7 de março de 2015

 

A geografia da Romênia é um mosaico de paisagens. Cadeias de montanhas quebram a monotonia de grandes planícies. No leste do país está o mar Negro, que banha seis países.

O Mar Negro é a praia dos romenos e de quem mora na região do leste europeu. No verão, entre julho e agosto, quando as temperaturas chegam a 35 graus, as areias ficam lotadas, um espaço disputadíssimo. No auge do inverno, quando as temperaturas ficam abaixo de zero, o mar Negro pode até congelar. No mar Negro, a água é menos salgada do que nos oceanos e é onde termina um dos mais importantes rios da Europa, o Danúbio.

Delta do Danúbio é um paraíso para quem gosta de observar aves

Três mil quilômetros. É o percurso do rio Danúbio pela Europa. E quando chega na região se transforma em um emaranhado de lagos, lagoas, áreas de pântanos e canais, é o chamado Delta do Danúbio. O Delta do Danúbio tem 23 ecossistemas naturais e funciona como um grande berçário. É um paraíso para quem gosta de observar aves, mesmo no outono, quando muitas espécies já migraram para áreas mais quentes.

“É uma área muito importante porque serve de passagem para espécies de aves que vem tanto da África quanto da Rússia. É possível encontrar aqui todas as espécies da Europa em épocas variadas do ano. Eu nasci nessa região. Então, tudo em mim está conectado com este lugar. É simplesmente mágico”, conta o fotógrafo Daniel Petrescu.

Já é quase noite e, depois de navegar o dia todo, uma revoada de corvos cobre o céu sobre o barco da equipe do Globo Repórter. São milhares de aves. Como não se encantar com um lugar como a Romênia?

Fonte: Globo Repórter



Fonte: Globo Repórter



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais