O lixo em questão

Rio Pinheiros testa ecobarcos para coletar o lixo

Compartilhe:     |  9 de junho de 2019

Resultado de imagem para Rio Pinheiros vai testar ecobarcos para coletar o lixo; duas esculturas ressaltam importância do descarte correto de resíduos

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente testou dois ecobarcos coletores de lixo na última quarta-feira (5) no Rio Pinheiros, em São Paulo.

As embarcações coletoras iniciaram os trabalhos na Usina da Traição, perto da Ponte Ary Torres. O lançamento das embarcações ocorreu na Semana do Meio Ambiente.

Entre janeiro e abril deste ano, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) retirou mais de 1.600 toneladas de resíduos nas usinas da Pedreira e da Traição, no Rio Pinheiros.

No mesmo período, foram recolhidas quase 600 toneladas de lixo nas Usinas de Rasgão, Porto Góes e PCH Pirapora, no Rio Tietê.

O custo dessa operação de retirada dos entulhos foi de quase R$ 3 milhões, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente.

Conscientização

Duas esculturas feitas de sucata, em formato de peixe e de capivara, estão exposta perto da Ponte Estaiada, preenchidas com lixo. Durante a noite, elas ficam iluminadas.

O objetivo é chamar a atenção dos paulistanos sobre a importância do descarte correto de resíduos e matérias que levam muitos anos para se decompor como o plástico.



Fonte: G1 - Bom Dia SP



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Pet diferente: 10 curiosidades sobre coelhos

Leia Mais