Ecologia e Saúde

Risoterapia: rir é o melhor remédio – 10 exercícios para cair na risada

Compartilhe:     |  26 de setembro de 2020

Quem nunca se sentiu mais leve depois de uma boa risada? Até a ciência reconhece que rir faz bem à saúde!

Vários estudos científicos comprovaram que dar risada beneficia o corpo, a mente e o emocional.

E para reforçar essas comprovações, existe a Terapia do Riso, ou Risoterapia, que vem trazendo diversos benefícios para as pessoas que fazem uso dela.

Um dos estudos que comprovam o poder terapêutico da riso, relatamos aqui, neste conteúdo:

Agora você vai ficar sabendo melhor o que é a Terapia do Riso, como fazer uso dela, seus benefícios e 10 exercícios para dar muitas risadas!

O que é Risoterapia?

A Risoterapia, ou Terapia do Riso, é uma prática terapêutica que pode servir como aliada em outros tratamentos de saúde.

Essa terapia consiste em promover o bem-estar físico, mental e emocional através da risada.

Estimular a alegria e o bom humor

O médico norte-americano Dr. Hunter Doherty “Patch” Adams preconizou a importância de um tratamento humanizado e alegre para reabilitação dos pacientes hospitalizados. Com isso, ele contribuiu para a Terapia do Riso ganhar notoriedade e ser instituída como aliada terapêutica nos tratamentos de doenças.

A concepção de uma medicina mais humanizada,  leve e bem humorada praticada pelo Dr. Patch Adams serviu de estímulo à várias pesquisas sobre a importância do riso para o bem-estar e a saúde.

Diversos grupos e entidades aderiram a esta concepção e adotaram a Terapia do Riso, para ajudar as pessoas. Como exemplo, os Doutores da Alegria, cujo trabalho já beneficiou milhares de pessoas em hospitais públicos, e o Instituto  de Yoga do Riso, que ensina exercícios para dar boas risadas, promovendo saúde e bem-estar às pessoas.

Como fazer uso da Risoterapia?

A Terapia do Riso tem o objetivo de estimular a melhora física e psicológica do paciente diante da doença, trazer momentos de alegria e estimular o riso.

A prática da Risoterapia pode se dar através de sessões individuais ou coletivas, com o uso de vários exercícios e atividades que provoquem a risada.

Para despertar a alegria, o bom humor e o riso, essa prática se vale de situações cômicas, jogos e exercícios de respiração e com o uso de sons que estimulem o abdômen, parte do corpo associada à risada.

Tudo com muita graça e diversão.

Benefícios da Terapia do Riso

Os principais benefícios da Risoterapia são:

Promove bem-estar físico, mental e emocional

O riso contribui para a produção de endorfina, dopamina e serotonina, substâncias que promovem bem-estar, melhora o humor e a sensação de felicidade.

O médico e homeopata Eduardo Lambert, escreveu o livro  Terapia do Riso – A Cura pela Alegria,  que relaciona o riso ao bem-estar, à boa saúde e à qualidade de vida.

Diminui a dor

Outro benefício de uma boa risada é indicado por estudos feitos na Universidade Oxfort, na Inglaterra, que comprovaram que rir reduz a dor e diminui a produção do hormônio cortisol, responsável pelo estresse.

Em contrapartida, aumenta a produção de endorfinas que têm efeito analgésico no organismo.

Melhora o estado emocional

E os benefícios não param aí,  pois estimular o riso contribui para equilibrar o emocional, ajudando a sair de padrões da raiva, tristeza e preocupação, ou seja, da negatividade.

Fortalece o sistema imunológico

Com a redução do hormônios cortisol, as células de defesa do organismo ficam preservadas e até aumentam, o que é muito bom para o sistema imunológico!

Aumenta a ventilação pulmonar

Ao dar risada, a absorção de oxigênio pelos pulmões é potencializada, favorecendo a ventilação pulmonar e a eliminação de dióxido de carbono, promovendo dessa forma a limpeza do organismo.

Favorece a boa digestão

Uma boa gargalhada estimula os músculos abdominais, massageando o aparelho digestivo, melhorando com isso, sua função e atividade.

Previne doenças cardíacas

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, rir faz bem ao coração, pois quando se ri, ocorre um aumento da circulação de sangue no coração e maior oxigenação.

Ajuda no tratamento da depressão

Rir ajuda na liberação da serotonina, o hormônio da alegria. Por isso, a Terapia do Riso pode ser utilizada de forma aliada ao tratamento da depressão.

Rir rejuvenesce

Dar risada contribui para o rejuvenescimento, porque libera endorfinas, os hormônios responsáveis por aumentar a resistência física e mental, e que têm efeito antienvelhecimento.

10 exercícios para estimular o riso

Uma entidade que leva a prática do riso para ajudar as pessoas é o Instituto Brasileiro de Yoga do Riso.

Neste vídeo, o Master Trainer e Embaixador do Riso, Sandro Lobo, ensina 10 exercícios que vão nos fazer rir bastante.

Dê mais risadas, pois rir faz bem à saúde e energiza!

Agora, sabendo de todos estes benefícios, ache sempre um jeitinho de dar boas risadas. Afinal, rir não custa nada!  HA HA HA!



Fonte: GreenMe - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais