Notícias

Robô Curiosity perfura solo de Marte para colher amostras de rocha para análise

Compartilhe:     |  17 de maio de 2014

curiosity-marteO jipe-robô Curiosity coletou amostras de rocha em pó do solo de Marte na semana passada, de acordo com a Nasa. A agência espacial americana afirmou que as porções foram retiradas a partir de uma perfuração em uma rocha sedimentar feita pelo próprio robô e que já foram encaminhadas para serem analisadas por instrumentos laboratoriais dentro do próprio Curiosity.

A rocha perfurada, chamada “Windjana”, é uma placa de rocha sedimentar que fica em uma região marciana chamada “The Kimberley”. Além de perfurar a rocha, o veículo da Nasa também fez cortes em alguns pontos do buraco com um laser disparado a partir do alto de um mastro fixado ao robô.

A perfuração e os cortes feitos com laser foram examinados pela câmera e pelo espectrômetro fixados no braço robótico do veículo.

O Curiosity – que pousou em Marte em agosto de 2012 para buscar informações sobre o planeta vermelho – levará consigo amostras coletadas para que outras análises possam ser feitas durante as pausas do jipe.

Esta é a terceira vez que o robô faz perfurações no solo marciano. As coletas anteriores de materiais rochosos permitiram concluir que o planeta já abrigou, no passado, condições favoráveis à vida microbiana.

http://s2.glbimg.com/py8SQYeuoUskZXAcZh_h23ifRbo=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/16/curiosity-marte1.jpg

Imagem também feita pelo Curiosity mostra região da rocha Windjana, onde o robô perfurou um buraco para coleta de amostras de rocha (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais