Notícias

Rúcula: possui incríveis benefícios que talvez você não saiba

Compartilhe:     |  26 de abril de 2021

Com sabor peculiar, capaz de transformar uma simples salada num requintado banquete de saúde, a rúcula possui incríveis benefícios que talvez você não saiba.

Rica em vitaminas e minerais, a rúcula pode ser considerada como um presente de saúde que a natureza nos dá.

A rúcula (Eruca sativa) é uma planta da mesma família da mostarda, Brassicaceae, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental.

Os incríveis benefícios da rúcula

Alguns consideram o sabor da rúcula picante, achando ideal sua utilização no preparo de saladas. Outros ousam mais e usam a rúcula até mesmo no preparo de pratos quentes.

Seja qual for a forma escolhida, o consumo de rúcula trará muitos benefícios à tua saúde.

Nutricionalmente a rúcula é rica em vitaminas A, C e K, além de poderosos antioxidantes e minerais, tais quais:

A rúcula é pobre em açúcar, calorias, carboidratos e gordura.

Trata a diabetes

Este estudo indica que o consumo de rúcula por ser útil ser útil para o tratamento da diabetes tipo 2. Por ser rica no antioxidante ácido alfa-lipóico, o consumo de rúcula é capaz de diminuir os níveis de glicose e aumentar a sensibilidade à insulina, favorecendo o tratamento de diabetes.

Previne câncer

A rúcula é capaz de prevenir a progressão de tumores que podem desenvolver câncer de cólon e pulmão, pois possui altos índices de sulforafano, substância conhecida por impedir o desenvolvimento de células tumorais.

Protege a pele contra raios UV

O consumo de rúcula garante ao organismo altas quantidades de antioxidantes carotenoides como o betacaroteno, responsável por fortalecer o organismo, estimulando a liberação de melanina e consequentemente protegendo contra a incidência de raios UV.

Previne osteoporose

O consumo de rúcula auxilia o organismo na recuperação da saúde óssea graças aos elevados níveis de vitamina K encontrados neste vegetal. Isso faz com que o corpo possa gerir adequadamente a saúde dos ossos, prevenindo casos de osteoporose.

Protege a saúde ocular

Por ser rica nos antioxidantes zeaxantina e luteína, o consumo de rúcula pode ser extremamente benéfico para a saúde dos olhos. Isso é dito pois são antioxidantes responsáveis pela proteção da película ocular, além da prevenção de máculas dos olhos.

Fortalece o sistema imunológico

As altas quantidades de vitamina C (ácido ascórbico) presentes na rúcula são extremamente benéficas para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo assim resfriados e gripes.

Além disso, o ácido ascórbico será responsável por combater radicais livres, garantindo a prevenção do envelhecimento precoce.

Favorece a libido e a saúde reprodutiva

Este benefício da rúcula é sabido desde os tempos mais remotos. Seu consumo é popularmente conhecido como capaz de favorecer e melhorar a libido, incrementando então a qualidade da vida sexual. Além disso, um estudo encontrou evidências de que a rúcula favoreceria também a saúde reprodutiva tendo melhorado funções testiculares e a espermatogênese em ratos estressados (estudo infelizmente realizado em ratos).

Detox natural

Por ser uma excelente fonte de clorofila alcalinizante, a rúcula é capaz de limpar o sangue, gerando o incrível efeito de desintoxicação de outras substâncias nocivas que ficam impregnadas em nosso corpo.

rucula prato

Ajuda a controlar o peso

Sendo um vegetal de pouca caloria, comer rúcula com frequência ajuda a controlar o peso.  A rúcula tem grande quantidade de fibra e poucos carboidratos, ou seja, pode bater um pratão de rúcula para se sentir alimentado sem engordar (claro que sem adicionar maionese ou molhos para saladas, desses industrializados).

Boa para a digestão

Por ser alcalina, a rúcula restaura o pH do corpo, o que favorece a digestão. Sua riqueza em fibras também é boa para o revestimento do cólon, intestinos e outros órgãos digestivos. Essa característica da rúcula ajuda pessoas com tendência à indigestão.

Ajuda a reduzir a inflamação no corpo

O poder anti-inflamatório da rúcula está na erucina, um produto da hidrólise da glucoerucina  relatado também de haver propriedades anticancerígenas em várias células cancerosas.

Este estudo relatou os efeitos da erucina ao inibir enzimas inflamatórias e mediadores, reduzindo dores associadas à doenças inflamatórias.

Como consumir rúcula e obter seus incríveis benefícios

rucula salad

Salada

A forma de consumir rúcula, evidentemente, depende de cada um. Normalmente, a rúcula é muito utilizada para preparar saladas, tendo em vista seu marcante sabor. Uma salada simples de rúcula pode ser feita da seguinte maneira:

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Lave bem a rúcula e a alface
  2. Em seguida, corte a alface em tiras e adicione a um recipiente junto com a rúcula (a rúcula não precisa ser cortada)
  3. Esprema o suco do limão sobre a rúcula e a alface e adicione o vinagre em seguida. Caso deseje, é possível adicionar uma pitada de sal (e não mais que isso)
  4. Basta servir

É também possível utilizar a rúcula no preparo de pratos quentes, como uma farofa saudável, por exemplo.

Para tal, basta preparar a farofa como de costume com farinha de mandioca e adicionar a rúcula picada na hora de temperar.

Brusqueta

Rúcula também combina bem com determinados tipos de queijo (feta grega, creme de queijo, brie ou camembert), por tanto ficam ótimas servidas em brusquetas. Também combinam com tomates e veganos podem fazem brusquetas de tomate com rúcula, azeite e alho. Veja a foto para se inspirar:

brusqueta rucula

Pesto de rúcula

Que tal fazer um pesto de rúcula? Fica muito bom e é fácil fazer. Pode ser usado para temperar macarrões ou também para ser usado como patê.

Na macarronada

Fica simplesmente maravilhosa a macarronada com rúcula por cima. Basta colocar umas folhinhas antes de servir. A foto abaixo ilustra um prato de fettuccine integral com mussarela e rúcula, mas podemos tranquilamente tirar a mussarela do prato, fica bom ou até melhor! Veja abaixo dois links com receitas de molho caseiro de tomate.

massa tomate rucula

Bolinha de batata com rúcula

Clique abaixo para ver esta delícia chamada:

Enfim, rúcula fica bom em tudo: não se esqueça de colocá-la nos lanches e na pizza caseira.



Fonte: Greenme - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães

Leia Mais