Notícias

Russo projeta guarda-chuva que capta e purifica água pluvial

Compartilhe:     |  3 de novembro de 2020

Paraguas é a palavra em espanhol para guarda-chuva: o que faz muito mais sentido. Agora, um estudante de designer russo criou um utensílio que realmente faz jus ao nome. Trata-se de um guarda-chuva capaz de colher, armazenar e purificar a água que cai do céu.

O guarda-chuva ecológico possui sistema de filtragem dividido em três níveis. Há uma malha de metal na parte superior – que já barra as partículas mais grossas – em seguida um bloco removível formado por um filtro de carbono e um filtro de membrana é capaz de remover todos os produtos químicos orgânicos, tornando a água insípida, inodora e livre de contaminantes. Ou seja, pronta para consumo humano.

Após terminar o processo de filtragem, a água já potável desce para uma garrafa de vidro de 220 ml acoplada no cabo do guarda-chuva. É possível até rosquear uma garrafa de plástico comum para coletar a água.

O guarda-chuva foi desenvolvido pelo estudante de designer industrial Volkan Uğurel da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, capital da Rússia.

O produto possui nove raios e foi batizado de “Nonagon Umbrella” em referência ao álbum Nonagon Infinity, de uma banda australiana de rock psicodélico. O disco foi produzido para ser tocado em loop – uma vez que o final de uma música culmina no início da próxima. O designer achou interessante aplicar a ideia para seu produto em que o ciclo de vida da água ganha novas dimensões.

Aproveitando água da chuva

É importante ressaltar que quando não passa por um processo de purificação, a água da chuva não é própria para consumo humano. Isso porque, além das substâncias contaminantes presentes na atmosfera, o líquido passa por telhados e calhas antes de serem captadas no recipiente de armazenamento. Portanto, pode conter coliformes de animais, metais pesados, entre outras impurezas.

Utilize a água da chuva para outros fins domésticos, como a rega de plantas, limpeza geral e descargas. Veja aqui como fazer uma pequena cisterna para captar água pluvial.



Fonte: CicloVivo - Por Marcia Sousa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais