Notícias

Saiba 10 ações simples que podem ajudar a salvar o planeta

Compartilhe:     |  29 de abril de 2021

Que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais, não é segredo para ninguém. Além disso, também não é segredo que grande parte desses problemas ocorrem em decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira exagerada todos os recursos que o nosso planeta oferece. Por isso, mais do que nunca, é preciso repensar a forma que existimos no mundo.

Muitas gerações crescem ouvindo sobre aquecimento global, crise climática e alternativas para uma sociedade mais sustentável. Mas na prática existem poucas tentativas de reverter esse jogo. Acontece que, apesar de parecer uma ideia utópica, nós podemos, sim, diminuir os problemas ambientais e evitar que demandas mais graves ocorram. Afinal, se cada cidadão começasse hoje a mudar seus hábitos em relação à Terra, conseguiríamos reduzir nosso impacto negativo e, assim, melhorar as condições do meio ambiente.

”Seja você a mudança que quer ver no mundo”

Por isso, reunimos 10 coisas que você pode fazer hoje mesmo para ajudar a salvar o planeta em que vive. São mudanças que requerem pouca adaptação e exaltam a importância do clichê ”seja você a mudança que quer ver no mundo.”.

Confira:

1. Economize água – Mude algumas práticas no seu dia a dia e economize água. Uns dos pontos mais importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar também são ótimas dicas.

2. Economize energia – Ligue apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se sim, apague. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar (tanto água quanto energia).

3. Descarte corretamente seu lixo – Descartar o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, baratas e até mesmo de mosquitos-da-dengue.

4. Recicle – Por falar em lixo, é sempre bom reciclá-lo. Essa medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

5. Vá de bike, a pé ou pegue um ônibus – Menos carros nas ruas = menos emissão de gás carbônico = planeta respirando um pouco mais aliviado. É simples.

6. Evite sacolas de plástico – A opção é sempre usar as ”ecobags”, as famosas bolsas de pano. Afinal, todos temos em casa muitos sacos plásticos e mesmo assim, sempre que vamos ao supermercado acabamos voltando com o dobro delas. Uma sacola de pano ocupa muito pouco espaço, dura muito tempo e pode acabar com esse círculo vicioso. Além disso, ela é muito mais cômoda e muito mais ecológica.

7. Reduza o consumo de carne –  O consumo de carne prejudica o meio ambiente, pois, para criar pastagens, uma grande área é desmatada. Além disso, é grande a quantidade de água consumida para criar os animais e para garantir todo o processamento da carne. Isso sem falar na grande quantidade de gases de efeito estufa emitidos pelo gado.

8. Invista em alimentos orgânicos – Alimentos orgânicos são aqueles que não possuem agrotóxicos. O consumo desses alimentos ajuda o meio ambiente e também fazem bem a saúde.

9. Consuma apenas o necessário – O consumo exagerado de produtos gera um uso exacerbado de nossos recursos. Isso quer dizer que, quanto mais consumimos, mais contribuímos para a destruição da natureza.

10. Se informe – Aprenda cada vez mais sobre o nosso planeta. Uma das formas de aumentar o engajamento da preservação do planeta Terra é buscando conhecer, cada vez mais, os problemas que estamos enfrentando. Só assim é possível descobrir de que forma podemos ajudar para que a natureza não seja ainda mais degradada.



Fonte: MSN - Pai Pee - Lívia Coutinho



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães

Leia Mais