Notícias

Saiba como empresas ajudam outras empresas a se tornarem verdes

Compartilhe:     |  2 de setembro de 2019

A sustentabilidade no mundo corporativo vem ganhando cada vez mais espaço. Ser uma empresa verde é o que muitas desejam, porém, nem todas sabem como e por onde começar.

Engana-se quem pensa que somente as grandes empresas é que podem adotar práticas sustentáveis em seus processos. Não importa o tamanho ou o ramo de atividade, o fato que é todos podem iniciar um projeto que ajude a reduzir os impactos no planeta.

Existem muitas vantagens em ser uma empresa verde

Quando uma empresa associa a sua marca a práticas sustentáveis ela automaticamente valoriza a sua imagem perante o mercado. Além disso, o consumidor vê com simpatia empresas que promovem iniciativas de preservação ambiental. Adotar algumas medidas como separar e destinar os resíduos sólidos para a reciclagem, reaproveitar água, reduzir o desperdício de energia (e de papel), já é um início, mas a falta de informação pode dificultar até ações mais simples.

Por onde começar?

Existem diversos programas que ajudam as empresas a se tornarem amigas do planeta. Um deles é o Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP), da plataforma Wecycle.

Desenvolvido numa parceria entre a Dinâmica Ambiental, especializada em logística reversa e gestão de resíduos, e a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, o programa orienta e incentiva empresas a darem um destino correto aos copos plásticos após o seu uso.

Os copos coletados nas empresas participantes retornam para a indústria, onde são
transformados em novos produtos, fortalecendo a economia circular.

Uma pesquisa realizada pela Braskem em parceria com a consultoria ACV Brasil mostrou que a reciclagem dos copos descartáveis de polipropileno demanda 30% menos energia em seu ciclo de vida e consome menos água, ao utilizar apenas 26 ml em todo o seu ciclo (incluindo produção e reciclagem), se comparados ao uso dos copos reutilizáveis, que podem gastar até 1,2 litro de água em cada lavagem manual.

Para mais informações sobre como fazer parte desta ação acesse: http://www.braskem.com.br/wecycle



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais