Notícias

Saiba como evitar o mau hálito e dar o ‘match’ perfeito no carnaval

Compartilhe:     |  21 de fevereiro de 2020

O carnaval é a festa oficial da pegação. E na folia, o beijo costuma ser a porta de entrada para as “ficadas”. Mas, para conseguir curtir dar “match” com alguém, é preciso — pelo menos — estar com o hálito fresco.

— A halitose, mais conhecida como mau hálito, pode ser causada por má higiene oral, desordens orais, como inflamação gengival, saburra lingual (que é uma massa esbranquiçada composta por restos alimentares, bactérias e muco da saliva, que ficam aderidas a língua), ou ainda por desordens sistêmicas, como problemas gastrointestinais — explica Ana Beatriz Brandão, dentista clínica e endodontista no Centro Integrado de Saúde da Taquara, que complementa:

— Outra causa é o estresse. Quando estamos estressados, a produção de saliva diminui, auxiliando na formação da saburra lingual.

Para tratar em definitivo o incômodo mau hálito, é preciso identificar o que está causando o problema.

— Se realmente for um problema bucal, o tratamento envolve medidas para promover efeitos bactericidas. É necessário a realização de uma ótima higiene bucal com escovação, utilização de raspadores linguais, fio dental e antissépticos bucais — indica o dentista André Alvim.

As balas e chicletes — recursos muito usados, principalmente nos blocos de carnaval — podem ajudar a disfarçar o mau hálito, mas não solucionam o problema.

Os especialistas ainda alertam para problemas bucais que podem ser transmitidos pelo beijo, como a mononucleose infecciosa, o herpes labial, o sapinho e a sífilis. Se alguma ferida ou bolha surgirem em sua boca, procure por um dentista para iniciar o tratamento.

— Nesse período do ano, há um grande desgaste físico pela exposição ao sol e pelo consumo de bebidas alcoólicas. Esse quadro facilita a baixa de imunidade, facilitando algumas infecções. Mantenha-se sempre bem alimentado e hidratado — orienta Ana Beatriz.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais