Notícias

Saiba como fazer uma ceia vegana e saudável neste fim de ano

Compartilhe:     |  31 de dezembro de 2019

O peru é o prato principal das ceias de fim de ano para a maioria das pessoas, menos dos veganos. Será que é possível fazer um jantar gostoso sem comer nada de origem animal? A resposta é: sim!

— Uma ceia rica em proteínas vegetais, leve e refrescante, pode atender ao ambiente festivo, respeitando a tradição. Por exemplo, pode apostar numa salada de lentilha, pratos com quinoa, ervilhas e leguminosas variadas, como grão de bico — sugere a nutricionista Izabella Rocha, da clínica Karla Assed, como alternativas para o prato principal.

Nos demais acompanhamentos, podem ser feitas pequenas alterações para torná-los totalmente de origem vegetal, como indica a nutricionista Luna Azevedo:

— As guarnições não costumam levar produtos de origem animal, mas, caso tenham, basta substituir a manteiga por azeite, a farofa de ovos por farofa de banana e a maionese tradicional por maionese vegana.

Além disso, há alguns pratos que são naturalmente veganos e tradicionais nas ceias brasileiras.

— Todos os pratos feitos com cereais, leguminosas (como feijões, grão de bico, lentilhas, ervilhas, soja), frutas secas, castanhas e verduras que não incluam ingredientes de origem animal poderão ser mantidos numa ceia vegana. As castanhas portuguesas são um bom exemplo de um alimento vegano presente numa ceia tradicional — lista a nutróloga Fernanda de Luca, da clínica Nutrindo Ideais, que complementa: — Para substituir o frango desfiado do salpicão, temos a jaca verde, que na minha casa já enganou muitos fãs da versão original e está presente todos os anos.

Veja também: Vai viajar neste fim de ano? Confira dicas para uma viagem segura e sem imprevistos

Para quem vai passar o primeiro Réveillon vegano e não sabe muito bem como fazer as substituições ou quais pratos preparar, a dica é procurar por receitas e colocá-las em prática.

— Sugiro a todos que experimentem fazer a troca de pelo menos um prato da ceia por uma preparação sem ingrediente de origem animal — convida Luna Azevedo.

Receitas

Rabanada vegana

Ingredientes

1 xícara de leite de castanha

1 xícara de leite de coco

2 colheres de sopa de açúcar de coco

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

2 colheres de sopa de água

1 xícara de açúcar de coco (para finalização)

1 xícara de canela

1 pão baguete

3 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de Preparo

Corte a baguete em fatias diagonais com 3 cm de espessura. Em uma tigela funda, misture 1 xícara de leite vegetal, com 1 xícara de leite de coco e 2 colheres de sopa de açúcar. Em outra tigela funda, bata a água com a linhaça e espere 10 minutos até formar uma espécie de pasta. E um prato ou tigela fundos, faça uma mistura de açúcar e canela para a cobertura. Mergulhe as fatias de pão, uma a uma, na mistura de leite rapidamente e pela pasta de linhaça rapidamente também. Logo após mergulhar a fatia, frite-a no óleo de coco já quente na frigideira (não precisa mergulhar as fatias, basta que haja óleo de coco suficiente para não secá-la). Por fim, passe as rabanadas na mistura de canela e açúcar.

Brownie natalino vegano com nozes

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

½ xícara de açúcar mascavo

½ xícara de farinha de aveia

1 colher de sopa de polvilho doce

2 medidas de pó de N.ovo (substituto de ovos)

½ xícara de chocolate 100% cacau em cubos derretido

3 colheres de sopa de óleo de coco

1 xícara de água

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a farinha de aveia, o polvilho doce numa tigela e misture. Em seguida, acrescente duas medidas de pó de N.ovo e misture. Adicione o chocolate derretido, o óleo de coco e a água. Misture novamente. Despeje a mistura numa forma untada. Salpique nozes picadas por cima e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Depois de retirar do forno, corte em pedaços e sirva.

Bolo vegano de limão com nozes

3 xícaras de farinha de trigo integral.

1 e 1/2 xícaras de açúcar mascavo.

2/4 de xícara de óleo de coco.

2 colheres de café de bicarbonato.

1 colher de sopa de fermento em pó

1 e 1/4 de xícara de leite de inhame.

1/3 de xícara de suco de limão.

Raspas de limão.

150g nozes picadas.

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture os ingredientes secos incluindo as nozes. Em seguida, acrescente os ingredientes líquidos e misture, use o resto das nozes para enfeitar o bolo. Dica: o ideal é não misturar muito, pois pode acontecer de o bolo não crescer o suficiente.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais