Notícias

Saiba como ganhar massa muscular rápido e de forma saudável

Compartilhe:     |  27 de maio de 2021

Saiba como emagrecer, diminuindo percentuais e acúmulo de gordura, e fortalecer os músculos

Os objetivos dos brasileiros que buscam todas as segundas-feiras entrar no mundo da dieta e dos exercícios são, em geral, dois: emagrecer, diminuindo percentuais e acúmulo de gordura; e ganhar massa magra, fortalecendo os músculos.

Para especialistas, o ganho de massa muscular é o resultado de um processo de longo prazo, que requer comprometimento, mas que com uma boa orientação e a adoção de alguns cuidados pode ser mais rápido, saudável e prazeroso.

O personal trainer Cassio Fidlay explica que o treino voltado para a musculação é essencial para ganhar massa magra. Trata-se de um processo que queima a gordura indesejada para fortalecer o músculo que está sendo estimulado, em uma substituição positiva para o corpo.

“Exercício fortalece o músculo e demanda a produção de fibras. Assim, o corpo trabalha o seu metabolismo para repor aquela fibra, eliminando a gordura como um todo”, afirma Fidlay.

Como se ganha massa muscular

O personal trainer Bruno D’Orleans, que auxilia o treino de celebridades como Anitta e Bruna Marquezine, explica que é preciso ir sempre um pouco além do peso que nosso corpo considera confortável. É um processo gradual e, inicialmente, o próprio peso do corpo vai ser suficiente.

“Você precisa ter sobrecarga. Inicialmente, o peso do próprio corpo vai ser uma sobrecarga. chega um momento que somente a carga do corpo não é mais suficiente, porque nosso corpo tem um poder de adaptação”, orienta.

Importante ressaltar que é necessária a orientação de um profissional nesse trabalho, para que o aumento de carga seja gradual, suportável e tenha retornos positivos para o corpo. Com esse aconselhamento, objetos como halteres, querobel e barra podem ser importantes aliados nesse processo.

Alimentação para ganhar massa magra

Um erro comum é acreditar que dietas restritivas vão auxiliar o ganho de massa magra, o que não acontece. “A supressão excessiva da alimentação gera aquele processo catabólico, quando o corpo passa a usar nossos músculos, nossas reservas de proteína, como reservas de energia”, explica Bruno D’Orleans.

A alimentação voltada para o ganho de massa magra, em geral, é composta por uma porção maior de proteínas, em especial das carnes brancas, que são ricas no componente sem a mesma quantidade de gordura e calorias das carnes vermelhas. No entanto, não há uma receita única e o aconselhamento profissional de um nutricionista é recomendável.

Dormir bem ajuda a ganhar massa magra

Treinar todo dia o tempo todo faz ganhar massa magra? Não é bem assim. “O músculo cresce quando está descansando. O descanso é ideal e necessário”, afirma Cassio Fidlay. O personal recomenda que a rotina de treinos não exceda os seis dias semana, reservando ao menos o dia restante para o descanso do corpo.

Sacrificar um sono bem regulado também não será um aliado no processo. “Junto com uma boa alimentação, respeitar o ciclo ideal do sono é fundamental no processo de ganho de massa magra”, afirma a educadora física Cau Saad, especialista em nutrição esportiva.



Fonte: GQ



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais