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Saiba como preparar o seu corpo para a chegada do horário de verão

Compartilhe:     |  27 de outubro de 2018

Depois de dois domingos em que alguns relógios eletrônicos adiantaram seus marcadores em uma hora equivocadamente, no próximo fim de semana vai ser para valer: o horário de verão começa, oficialmente, dia 4 de novembro. Nós temos, então, uma semana para preparar o corpo para se ajustar à mudança.

A dificuldade de adaptação do sono é uma das grandes reclamações daqueles que não gostam do horário de verão.

— Temos um ciclo biológico de 24 horas. O que acontece no horário de verão é que temos que ajustar o nosso corpo ao novo horário. O problema é que a maioria de nós já vive uma privação de sono, dormindo menos que a nossa necessidade. Por isso que para alguns esta adaptação é mais difícil — explica Andrea Bacelar, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono.

Com o adiantamento de uma hora no relógio, os raios solares ficam até mais tarde incidindo sobre as cidades. Essa exposição prolongada à luz do sol afeta levemente o sistema hormonal do corpo.

— À noite, quando vamos iniciar o sono, temos a produção de um hormônio chamado melatonina, que é produzido no escuro. A claridade diminui a liberação deste hormônio, o que pode dificultar o sono. Com o horário de verão, algumas pessoas podem apresentar um certo tipo de retardo na liberação de melatonina — afirma Flávia Lúcia Conceição, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O corpo humano leva de uma semana a dez dias para se adaptar ao novo horário. A mudança inicial costuma ser mais difícil, mas o retorno do relógio para a hora natural, o que ocorrerá em 16 de fevereiro de 2019, é mais tranquila.

— Essa demora para se acostumar é normal, ninguém precisa ficar preocupado. Quando terminar o horário de verão a readaptação ocorre de uma maneira mais fácil — tranquiliza Andrea.

Para entrar no ritmo

Durma mais cedo

Tente ir dormir 15 minutos mais cedo a cada dois dias. No sábado que vem, seu corpo já estará adaptado e não vai sofrer com a mudança de horário

Sol na hora certa

Se expor ao sol durante a manhã ajuda a eliminar o sono, mas evite os raios solares e a luminosidade após às 18h. Se neste horário você estiver na rua, coloque um óculos escuro. Se estiver em casa, feche as cortinas

Evite cochilos

Nos primeiros dias do horário de verão, evite cochilar depois do almoço. Isto pode prejudicar seu sono à noite

Atividade física mais cedo

Organize-se para fazer suas atividades físicas no horário da manhã. À noite, seu corpo pode ficar muito agitado pode causa dos exercícios e prejudicar seu sono

Comidas e bebidas

Durante o horário de verão, procure comer alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos. Beba bastante água e evite tomar bebidas que contenham cafeína, principalmente à noite



Fonte: Extra



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