Notícias

Saiba de que forma manter os níveis de energia nos dias frios do inverno

Compartilhe:     |  24 de julho de 2018

No frio, nosso corpo precisa de mais energia para nos manter aquecidos. É por isso que, no inverno, é normal sentir mais fome.

— Existe a taxa de metabolismo basal, que é a quantidade de energia diária necessária para o funcionamento do corpo de maneira geral. Ela pode variar de pessoa para pessoa, mas também varia de acordo com os fatores ambientais, e a temperatura é uma delas. Nos dias mais frios, nós necessitamos de uma quantidade de energia maior — explica Dalva Gomes, médica especialista em Endocrinologia do laboratório Sérgio Franco.

A alimentação é a fonte de energia do corpo. Mas, nos dias frios, a tendência é comer pratos mais gordurosos e pesados, por proporcionarem uma sensação de satisfação e conforto maior. É esta atitude que leva muitas pessoas a ganharem peso extra no inverno.

— É importante avaliarmos o alimento que vamos comer nos dias mais frios. Podemos trocar estes alimentos calóricos por sopas. Elas são quentinhas. Uma sopa de abóbora, por exemplo, oferece poucas calorias. O chá também é importante, porque aquece, mas é melhor dar preferência aos claros, como o chá verde. A canela também é um condimento que aquece o corpo — indica a nutricionista Adriana Leal, professora da Unisuam.

Muitas pessoas acabam deixando de consumir frutas nesta época do ano, o que é considerado um grande erro por Dalva:

— É este tipo de alimentação que vai dar as vitaminas e os nutrientes necessários para combater as infecções. O inverno é o período de safra de frutas como a laranja.

O consumo de água é outra prática esquecida nos dias mais frios.

— A hidratação é um dos cuidados que devemos ter. É preciso beber ao menos 1,5 litros — orienta Adriana.



Fonte: Extra



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Apoie o Projeto de Lei que institui o “SUS Animal”. Veja como apoiar

Leia Mais