Notícias

Saiba quais são as áreas prioritárias para conservação de cavernas

Compartilhe:     |  16 de janeiro de 2019

O Brasil possui mais de 18 mil cavernas catalogadas, mas quais delas é importante, do ponto de vista da conservação, proteger? O Centro de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) acaba de lançar uma publicação para responder essa pergunta. O documento Áreas Prioritárias para a Conservação do Patrimônio Espeleológico traz mapas que definem quais cavernas são importantes para se manter preservadas.

O documento atende o Plano de Ação de Conservação das Cavernas do São Francisco, fundamentado nas diretrizes do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (Portaria MMA nº 358/2009). Pesquisadores, especialistas, setores e organizações da sociedade civil, incluindo a WWF Brasil e a Sociedade Brasileira de Espeleologia, reuniram seus esforços e conhecimentos para a realização deste trabalho, que deverá ser revisto em 4 anos.

As cavernas foram divididas em categorias voltadas para a criação ou ampliação de UCs; fiscalização e monitoramento; educação ambiental e patrimonial; manejo; pesquisa e ampliação do conhecimento.

Clique aqui para acessar o documento, além dos dados vetoriais em formato Shapefile.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.



Fonte: ((o))Eco - Sabrina Rodrigues



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais