Notícias

Saiba quais são os 6 animais mais inteligentes do mundo, segundo pesquisa

Compartilhe:     |  1 de agosto de 2014

Os orangotangos possuem habilidades específicas, como a dos sinais.

Os orangotangos possuem habilidades específicas, como a dos sinais.

Mensurar a inteligência de um animal não é uma tarefa fácil. Isto porque cada espécie possui habilidades próprias e aprendem de maneiras distintas. No entanto, existem pesquisas que buscaram equalizar isso. O CicloVivo traz uma lista divulgada pela National Wildlife Federation, nos EUA, com os seis animais considerados por eles como os mais espertos do mundo. Veja quais são:

1. Golfinhos


Foto: Willy Volk / Flickr

Esses nadadores são tão espertos que existem pesquisadores que chegam a compará-los com os humanos. O filósofo Thomas White, por exemplo, acredita que os golfinhos devam ser considerados como “pessoas não-humanas”, devido às suas capacidades cerebrais e emocionais. O cérebro destes animais é menor apenas que o do Homem. Eles são autoconscientes e podem até mesmo se reconhecer ao serem refletidos no espelho.

2. Chimpanzés e Orangotangos


Foto: Mark Dumont / Flickr

Os chimpanzés também conseguem se identificar no espelho. Além disso, eles são capazes de aprender linguagens específicas, como a dos sinais. O primeiro cientista a se interessar por este primata foi o estoniano Wolfgang Köhler, que comprovou que a inteligência dos chimpanzés é semelhante a de uma criança de três anos. Os orangotangos possuem habilidades bastante semelhantes. Uma curiosidade sobre eles acontece no Zoológico de Atlanta, EUA, onde os dois exemplares de orangotangos-de-sumatra usam constantemente computador para jogarem.

3. Elefante


Foto: Mark / Flickr 

No teste do espelho, os elefantes também passam. Além disso, já foi comprovado que esses grandes mamíferos são capazes de fazer contas. Mas, seu grande diferencial é a memória. Ela é útil para ajudar na sobrevivência, mas também os tornam muito sensíveis ao seu passado, principalmente em relação à perda de seus parentes.

4. Papagaio


Foto: Greenfarm CO2 Free

Existem pesquisadores que chegam a comparar a inteligência dos papagaios com a dos golfinhos e primatas. Mesmo com o cérebro bem menor e mais simples que o dos mamíferos, essa ave é capaz de imitar a voz humana e decorar palavras isoladas, fazendo as devidas associações a seus significados. Em alguns testes, papagaios foram capazes até mesmo de utilizar verbos e formar frases curtas como: quero maçã. Isso ajuda a alimentar a teimosia desses animais.

5. Corvos


Foto: Ingrid Taylar / Flickr

Esta é mais uma ave na lista dos animais mais espertos do mundo. Entre as habilidades dos corvos estão: facilidade em imitar sons, assim como os papagaios; usar ferramentas para facilitar a obtenção de comida; e o disfarce. Eles são capazes de “forjar” a própria morte para enganar outros corvos e predadores naturais.

6. Cães


Foto: Nikiko/Pixabay

Cachorros podem alcançar níveis intelectuais semelhantes ao de crianças de dois anos. As habilidades destes animais podem variar de acordo com a raça e treinamento a que são submetidos. No entanto, de acordo com o pesquisador norte-americano Stanley Coren, eles são capazes de decorar, em média, 165 palavras e seus significados. Os mais inteligentes conseguem memorizar e entender até 250 palavras.



Fonte: Redação CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais