Notícias

Salinização de solos gera perdas de U$ 27.3 bilhões por ano na produção agrícola mundial

Compartilhe:     |  30 de outubro de 2014

No filme Interstellar, que estreará em breve, o solo da Terra se tornou tão degradado que nele cresce apenas milho, levando humanos a viajar em busca de um planeta com terra fértil o bastante para outras plantas.

No mundo real, as condições não são tão extremas, mas o fenômeno é um grande problema, e pode piorar. De acordo com nova estimativa, um dos fatores, o aumento da salinização, causa cerca de U$ 27.3 bilhões por ano em perdas na produção agrícola mundial.

A cada dia foram perdidos, nos últimos 20 anos,  dois mil hectares por dia de terras irrigadas em áreas áridas e semi áridas em 75 países, de acordo com estudo publicado hoje, do Instituto de Água, Ambiente e Saúde da ONU, baseado no Canadá.

Atualmente, uma área do tamanho da França é afetada – ou cerca de 62 milhões de hectares (20% das terras irrigadas). O número era de 45 milhões no começo dos anos 1990.

A degradação pelo sal ocorre em regiões áreas e semi áridas, onde há muito pouca chuva para manter a filtração de sua água através do solo, e onde a irrigação é praticada sem um sistema de drenagem, natural ou artificial. As práticas de irrigação sem estes recursos levam à acumulação de sal na zona das raízes das plantas, afetam diversas propriedades da terra e reduzem a produtividade.

“É um caso de todos fazerem um grande esforço para alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050, com pouca terra produtiva disponível,” diz Manzoor Qadir, principal autor do trabalho publicado na Natural Resources Forum.

“Há outras implicações de custos, além das perdas nas colheitas,” afirma Qadir. “Elas incluem perdas de empregos, aumentos dos problemas de saúde humana e animal e quedas no valor de propriedades. Podem existir também custos ambientais adicionais, porque os solos degradados não armazenam muito dióxido de carbono, deixando que mais gases de efeito estufa contribuam com a mudança do clima,” acrescentou, segundo a Smithsonian.

Foto: Marco Dormino/UN



Fonte: Planeta Sustentável



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais