Notícias

Samambaia: como cuidar e 10 ideias para utilizar a planta na decoração

Compartilhe:     |  21 de fevereiro de 2021

O blog Pajaris ensinou também como cuidar da planta em casas e apartamentos

Planta muito comum nas residências brasileiras, a samambaia é fácil de cultivar e combina com a maioria das decorações. Os cuidados são poucos, mas de suma importância para manter a espécie viva e saudável. A rega deve ser feita regularmente, para que a terra esteja sempre úmida. O mínimo é três vezes na semana.

samambaia é uma planta muito comum em casas e apartamento. Pode ser colocada tanto dentro de casa quanto no quintal. É fácil de cultivar e por esses motivos, é tão amada pelos brasileiros. Se você deseja comprar um samambaia para chamar de sua, mas não sabe como cuidar e em que local da sua casa colocar, veja um guia completo da planta preparado pelo blog Pajaris.

Quantas vezes devo molhar a samambaia?

A rega deve ser feita regularmente e conforme a necessidade da sua planta. É preciso que a terra esteja sempre úmida, mas atenção, é importante não encharcar. Para molhar as folhagens que gostam “cair” para fora do vaso, utilize um borrifador. O mínimo da rega é três vezes na semana.

Samambaia
Como cuidar de samambaia (Foto: Freepik/Reprodução)

Como fazer a poda?

Para manter a planta saudável, é necessário podar as folhas que não estão saudáveis. Por isso, utilize uma tesoura para cortar a folha que está seca. Mas se a planta adoeceu, fique atento nas outras samambaias que estão por perto para que não adoeçam também. Se cresceu muito não é necessário cortar, é só dividir em outros vasos e pode ser divida a cada dois anos.

Adubação

Deve ser feita mensalmente. Para a adubação correta, compre um específico para a samambaia. Você encontrará em floriculturas. Assim, você garantirá uma planta saudável. Mas atenção, só pode começar a adubação após seis meses do plantio no vaso.

Qual o melhor lugar para colocar a samambaia?

A planta não gosta de sol pleno, mas precisa de um lugar iluminado. Por isso, fuja de janelas que batem muito sol para não queimar as folhas. Além disso, adora umidade, por isso se o tempo estiver muito seco, vale a pena deixar no banheiro para ela se recuperar. A samambaia não gosta de vento, portanto, cuidado ao deixar em um local de circulação de ar. Contudo, fica linda em qualquer cômodo que desejar e que ela sobreviva.

Atenção, é assim como diversas plantas, a samambaia é tóxica para animais de estimação e crianças. Por esse motivo, se você deseja colocar na sua casa, é importante deixar longe do alcance. Mas para se inspirar, veja abaixo algumas ideias da planta na decoração da casa:

Na sala da casa, pendurada em um cantinho no alto para que as folhas caiam deixando o ambiente lindo:

@apto_insaqua (Foto: Reprodução/Instagram)

Pode ser colocada no quintal ou na varanda da casa. No exemplo abaixo foi combinada com outras plantas ao lado na área externa da casa. Uma está no vaso no chão e a outra pendurada:

Samambaia 1
terrabella_jardinagem (Foto: Reprodução/Instagram)

Se não quiser colocar no alto, não é preciso. Nesse exemplo foi colocado em um banco ou mesinha de centro ao lado do sofá. Ao colocar tão próximo do chão, cuidado com crianças e animais pois é tóxica:

Samambaia 2
@todaanossaessencia (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma opção de varanda com várias samambaias penduradas na parede. Nesse caso, elas estão perto da janela, mas não recebem luz direta:

Samambaia 7
@jardimdasfloresthe (Foto: Reprodução/Instagram)


Fonte: Metrópoles - Blog Pajaris



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais