Trilhas da Paraíba

Santa Helena

Compartilhe:     |  7 de setembro de 2019

O município de Santa Helena fica localizado no Sertão paraibano, na microrregião e Cajazeiras, a 518 Km de João Pessoa.

Santa Helena limita-se com o Estado do Ceará e com os municípios de Bom Jesus (12km), Cajazeiras (22km), São João de Rio do Peixe (22km) e Triunfo (17km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. Apresenta uma vegetação de Caatinga com presença de Oiticica.

História

A origem do município datam de 1922, quando da construção da via férrea ligando Fortaleza, com a cidade de Antenor Navarro. Existiam na redondeza algumas casas pertencentes a sítios ou fazendas. Joaquim Alves de Oliveira, foi o primeiro a construir uma casa no local que viria a ser mais tarde a sede Municipal de Santa Helena.

Logo após, chegaram a região, Gonçalo Alves Vitorian e Raimundo Luiz da Silva que edificaram suas casas fixando-se nelas. Deram o nome de “Canto do Feijão” ao novo núcleo habitacional que estava sendo formado.

A feira local introduzida naquela época, ainda hoje se realiza. Em 1933, foi construída a capela no lugar que já se chama Santa Helena. Sua emancipação Política se deu em 12 de dezembro de 1961.

 



Fonte: Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais