Trilhas da Paraíba

São Francisco

Compartilhe:     |  29 de dezembro de 2019

O município de São Francisco fica localizado no Sertão paraibano, na microrregião de Sousa, a uma distância de 429,10 km de João Pessoa.

São Francisco limita-se com os municípios de Sousa(20km), Lagoa(23km), Aparecida(22km), Pombal(37km) e Santa Cruz(15km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 27°C. Apresenta uma vegetação de Caatinga.

História

Os primórdios da formação social e urbana de São Francisco estão relacionados com o desbravamento dos sertões paraibanos, nas ribeiras do rio Piranhas e do rio do Peixe.

O primeiro documento da sua história é de 17 de outubro de 1719, pela doação de uma sesmaria a Custódio de Oliveira e Figueiredo e a Fructuoso Dias da Silva, na Serra do Xobocon. Esse nome é de origem indígena, da língua travada dos Tapuias que habitavam o lugar. Existe uma lenda sem nenhum fundamento de que Xobocon foi um índio que ficou famoso por causa de horrenda cicatriz que tinha da face, originária de luta desigual travada com uma fera.

Com o passar do tempo, a palavra Xobocon modificou-se para Chabocão, nome do riacho perto da antiga povoação do Sotero.

São Francisco começou a existir em torno de uma capela que foi erigida em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. O templo foi construído num terreno doado por Francisco das Chagas Andrade. A primeira missa, ao que consta, foi celebrada no ano de 1923.

Em fevereiro de 1926, o povoado do Sotero, já conhecido como São Francisco, foi tomado pela Coluna Prestes.

Aconteceram algumas violências. Os revoltosos expropriaram as montarias que puderam ajuntar nos sítios do lugar. Não houve mortes.

Milicianos de um “batalhão patriótico”, originários de Juazeiro do Norte, vindos em perseguição aos revoltosos, mataram o surdo-mudo Manoel Tomás. Ainda hoje, os habitantes de São Francisco observam uma cruz onde o surdo-mudo tombou crivado de balas, na estrada do Sítio Ramada.

São Francisco cresceu em torno de uma feira semanal da farinha de mandioca, rapadura e carnes, que existia em frente a capela do Sagrado Coração de Jesus.

Distrito criado com a denominação de São Francisco, pela lei estadual nº 2763, de 08-01-1962, subordinado ao município de Sousa. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de São Francisco, figura no município de Sousa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado a categoria de município com a denominação de São Francisco, pela lei estadual nº 5907 de 29-04-1994, desmembrado de Sousa. Sede no antigo distrito de São Francisco. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.



Fonte: Famup - IBGE



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais