Trilhas da Paraíba

São José da Lagoa Tapada

Compartilhe:     |  2 de novembro de 2019

O município de São José da Lagoa Tapada, esta localizado no Alto Sertão da Paraíba, pertence a microrregião de Sousa, desmembrado do município de Sousa, foi emancipado em 28 de julho de 1959 através da Lei nº 2.149 de 28-07-59.

Limita-se com os municípios de Nazarezinho(18km), Aguiar(17km), Coremas(25km), Pombal(43km), Aparecida(18km) e Sousa(22km).

O município surgiu de uma fazenda pertencente ao Pe. Izidro Gomes de Sá, onde foi construída uma capela e, ao seu redor, várias casas foram sendo construídas.

Com o crescimento das construções, formou-se uma pequena Vila, inicialmente denominada de Oiticica, mais adiante Oiticicatuba, e logo após São José da Lagoa Tapada, recebendo este nome em homenagem ao padroeiro da capela e por a vila ter sido povoada em torno de uma lagoa que com as construções das casas acabou por ficar soterrada ou tapada.

Este município possui 339,8 km2 com uma população de 7.674 habitantes de acordo com o censo de 2013. Ficando a 478 km distante da Capital do Estado. A principal atividade econômica baseia-se na agricultura e pecuária no setor secundário aparece o comércio e uma indústria cerâmica.

Os principais recursos hídricos são o Rio Trapiá, Açude Genipapeiro, Poços Artesianos e Amazonas. Politicamente tem presença do Poder executivo, Poder Legislativo Municipal, porem quanto ao Poder Judiciário ainda está ligado ao Fórum do Município de Sousa. A temperatura média anual desse município oscila em torno de 28°C. Apresenta uma vegetação de Caatinga com presença de Oiticica.



Fonte: Famup - Wikipédia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais