Trilhas da Paraíba

São José do Sabugi

Compartilhe:     |  14 de setembro de 2019

O município de São José do Sabugi, está localizado na mesorregião da Borborema e na microrregião do Seridó Ocidental Paraibano, com uma área de 216,3 Km², conta com uma população de 3.916 habitantes, limita-se ao norte e leste com o Estado do Rio Grande do Norte, ao Sul com Junco do Seridó e ao Oeste com Santa Luzia.

Seu clima é quente e seco apresentando médias pluviométricas que oscilam de 150 e 350 mm, e temperatura que oscilam de 26ºC à 36ºC. Seu relevo é constituído basicamente por planícies de pouca declividade, suavemente onduladas sendo que ao norte encontra-se a serra do Exu, aos pés da qual encontra-se edificada a nossa querida cidade.

Dados Históricos

PRÉ-HISTÓRIA

 As evidências da presença do homem pré-histórico estão presentes por todo o Estado da Paraíba. Em nosso município essa presença está registrada nas Itaquatiaras existentes nos sítios arqueológicos Tapuio e Pedra Lavrada.

As Itaquatiaras de São José do Sabugi, constituem uma herança enormemente significativa para a compreensão da vida passada e caminhar para a vida futura.

Além das inscrições ruprestes encontradas em nosso município, contamos ainda com outras belezas naturais tais como:

A Pedra da tartaruga , O olho d’água no Chupadouro e Serra do Exu, nesta a paisagem é contemplada pelas gravuras formadas pelas pedras salientes que sobressaem da vegetação.

ORIGEM DO MUNICÍPIO

O município de São José do Sabugi, tem suas origens no ano de 1916com a implantação do sítio São José de propriedade do Sr. Raul Aprígio. Em 1926chega ao local o Sr. Manoel Rodrigues Pinto e compra esta propriedade com a finalidade de aqui fixar morada, constuindo então a 1ª casa. No ano de l927, é celebrada a 1ª missa pelo Cônego Viana, no local que ficou conhecido como São José de Manoel Pinto. Neste mesmo ano é realizada a 1ª feira em baixo de uma latada.Em 1928, deu-se início a construção de uma capela que recebeu a imagem de São José como padroeiro.

Nas divisões administrativas do Brasil no triênio de l936 a l938,é mencionado como distrito de Santa Luzia, com o nome de São José do Sabugi, sendo que no qüinqüênio de 1939 a 1943, aparece com o topônimo der Caapoã , voltando a antiga denominação no qüinqüênio de1944 a 1948.

O seu desenvolvimento obrigou seus líderes a lutarem por sua emancipação, o que só foi conquista em 22 de dezembro de l961, através da Lei Estadual Nº2.682, com o nome de São José do Sabugi , sendo administrado interinamente pelo Sr. Pedro Avelino de Lucena, até a realização das eleições realizadas em 03 de outubro do mesmo ano.



Fonte: Site da PMSJS



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais