Trilhas da Paraíba

São Sebastião de Lagoa de Roça

Compartilhe:     |  16 de novembro de 2019

https://i1.wp.com/www.lagoaderoca.pb.gov.br/images/fotos/foto19.jpg?resize=640%2C480

O município de São Sebastião de Lagoa de Roça teve origem a partir dos índios Bultrins, habitantes da Aldeia Velha, aldeamento localizado entre o engenho Geraldo e o Bonito, pertencente ao município de Alagoa Nova.

https://i1.wp.com/www.lagoaderoca.pb.gov.br/images/fotos/foto.jpg?resize=640%2C480
Lagoa de Roça é o nome primitivo de uma pequena lagoa que ficava ao sudeste do local onde foi levantada a capela de São Sebastião, onomástico do doador do patrimônio e padroeiro do templo, deu nome ao incipiente povoado que ficou conhecido até os nossos dias, ao mesmo tempo por São Sebastião e por Lagoa de Roça.

https://i1.wp.com/www.lagoaderoca.pb.gov.br/images/fotos/foto20.jpg?resize=640%2C480


O Decreto Lei nº 1.164, de 15 de novembro de 1938, mudou a denominação Lagoa de Roça para Bultrins, elevando-a à categoria de Vila, cujo objetivo era homenagear os índios Bultrins. O Decreto Lei nº 520, de 30 de dezembro de 1943, restaurou o nome Lagoa de Roça.

Através da lei nº 2.651, de 20 de dezembro de 1961, foi criado o município de São Sebastião de Lagoa de Roça, sendo desmembrado do município de Alagoa Nova, cujo ato de instalação ocorreu no dia 31 de dezembro de 1961, sendo então nomeado como o 1º prefeito o Sr. Rogério Martins Costa, pelo então governador do estado Pedro Moreno Gondim.

https://i1.wp.com/www.lagoaderoca.pb.gov.br/images/fotos/foto11.jpg?resize=640%2C480
São Sebastião de Lagoa de Roça faz limite com os municípios de Esperança a oeste e a norte, Alagoa Nova e Matinhas a leste, Lagoa Seca a sul e com o municipio de Montadas a oeste, tem uma área de 50 km2, estando a sede a uma altitude de 641m acima do nível do mar, estando distante da capital do estado João Pessoa 130 Km.

 

EVENTOS

 

* FESTA DO PADROEIRO: SÃO SEBASTIÃO

PERÍODO DE 10 À 20 DE JANEIRO

* FESTIVIDADES JUNINAS:

ARRAIAL DA ROÇA

Como festas populares do município, o destaque vai para as festas juninas comemoradas no Arraial da Roça, com 2(duas) noites de duração a festa, sempre coincidindo com o dia de São Pedro, onde acontecem shows com bandas de Forró e apresentações de quadrilhas, além de comidas típicas e muito mais.

 



Fonte: Portal do Município de São Sebastião de Lagoa de Roça



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais