Trilhas da Paraíba

São Vicente do Seridó

Compartilhe:     |  4 de dezembro de 2016

O municipio de São Vicente do Seridó fica localizado na mesorregião da Borborema e, especificamente, na microrregião do Seridó Oriental, a uma distância de 216.20 Km de João Pessoa.

Limita-se com o Estado do Rio Grande do Norte e com os municípios de Juazeirinho (25km), Tenório (24km), Soledade (14km), Olivedos (18km), Cubati (7km) e Pedra Lavrada (22km).

A temperatura média anual desse município oscila em torno de 26°C. Apresenta uma vegetação de Mata Serrana Subcaducifólia.

História
O município tem duas histórias. Uma ligada à fundação do povoado de São Vicente e a outra do povoado Santo Antônio. O município teve origem no sítio Santo Antônio de propriedade da senhora Maria Beata, que era uma grande criadora de bodes da região. Por volta de 1870 já existiam algumas casas na referida propriedade, que décadas depois deu origem ao povoado de Santo Antônio.
A instalação no local por iniciativa de seus moradores de uma bolandeira, para beneficiamento de algodão, já que a região era uma grande produtora de algodão, foi o marco decisivo para o desenvolvimento do povoado. Muitos moradores para ali se deslocaram atraídos pela oferta de trabalho, onde construíram casas residenciais e comerciais. Em 30 de Março de 1938 o povoado de Santo Antônio passa a ser distrito do município de Soledade.
No dia 31 de Dezembro de 1943 o distrito de Santo Antônio passa a ser chamado de Seridó e em 22 de Dezembro de 1961, o distrito de Seridó é desmembrado de Soledade, tornando-se Município. Alguns anos mais tarde, há 9 km do Município, crescia e se desenvolvia o povoado com o nome de Chico, ao redor de uma casa de farinha, de propriedade do senhor André Mota, que depois foi vendida ao senhor Santo Vieira, que no local colocou uma mercearia.
Anos depois o povoado foi chamado de São Vicente, em homenagem a família de Antônio Vicente, antigo morador que doou o terreno para a construção da Capela São Vicente Férrer, que em 1958 sofreu modificações e se transformou em Matriz local. No dia 18 de Janeiro 1962, foi criado o distrito de São Vicente pertencente ao município de Seridó e no dia 9 de Janeiro de 1968, o distrito de São Vicente passou a ser a sede do município e o município a se chamar São Vicente do Seridó .meuip.co



Fonte: Famup - Site da PMSVS



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais