Notícias

Sapo com língua super-pegajosa deixa cientistas de boca aberta

Compartilhe:     |  13 de junho de 2014

Um sapo comum na América do Sul tem uma língua tão pegajosa que consegue gerar uma força correspondente a três vezes seu peso corporal, anunciaram cientistas nesta quinta-feira.

O anfíbio com esta potência lingual é o sapo-de-chifres (“Ceratophrys ornata”), famoso por apanhar presas de grande tamanho, como cobras, lagartos, caranguejos e roedores.

Curiosos para compreender esta habilidade do anfíbio, Thomas Kleinteich e Stanislav Gorb, especialista em biomecânica da Universidade Christian Albrecht, em Kiel, norte da Alemanha, dispôs guloseimas suculentas atrás de um painel de vidro sensível a pressão.

De olho na refeição, o sapo grudou a língua no vidro, habilitando a equipe a medir a força de tração da língua do animal.

A grande surpresa, segundo os cientistas, foi que a viscosidade não se origina em grande parte do muco que recobre a língua do anfíbio.

Ao contrário, é a textura da superfície da língua e as qualidades de seus tecidos subjacentes que mais provavelmente dão potência à sua força aderente.

“Dados experimentais mostram que as línguas dos sapos podem ser mais bem comparadas com adesivos sensíveis à pressão, que têm uso mais comum em fitas ou selos adesivos”, destacou o estudo publicado no periódico Scientific Reports.

Um vídeo em câmera lenta do experimento pode ser visto no link http://www.youtube.com/watch?v=9k5Sxd6UY6I.



Fonte: MSN - DAP - AFP



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais