Notícias

Saúde realiza ação de prevenção à asma no Liceu Paraibano

Compartilhe:     |  18 de junho de 2019

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS), realizou ação em alusão ao Dia Nacional de Prevenção à Asma na segunda-feira (17) no Liceu Paraibano, em João Pessoa. A agenda foi uma parceria entre a SES e o Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba.

De acordo com a chefe do NDANTS, Gerlane Carvalho, os alunos preencheram um questionário de avaliação previamente e entregaram para a coordenação da escola junto com a autorização dos pais para a realização de exames. A pneumologista Alenita Oliveira fez uma seleção de alunos, de acordo com as queixas e sintomas apresentados.

“Os alunos selecionados fizeram uma avaliação clínica e o exame de Espirometria, que não é oferecido pela rede pública. Essa é uma boa oportunidade para aqueles que têm queixas e apresentam sintomas realizarem esse exame”, observa.

Gerlane conta que 75 alunos responderam ao questionário Isaac de avaliação. Desses, 12 foram avaliados clinicamente, fizeram o teste de Espirometria e foram encaminhados para acompanhamento médico.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saiba como proceder em caso de envenenamento de cães e gatos

Leia Mais