Notícias

Sauins-de-coleira resgatados são devolvidos à natureza no Amazonas

Compartilhe:     |  19 de agosto de 2014

Dois macacos da espécie sauim-de-colera, resgatados de uma área de desmatamento no Amazonas, foram reintroduzidos à natureza, neste fim de semana. Os animais foram levados para uma Área de Proteção Ambiental (APA) na capital. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e biólogos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram da ação.

O analista ambiental do Ibama, Diogo Faria, disse que os macacos receberam um micro chip e um colar que emite ondas de rádio. Os equipamentos, segundo ele, vão permitir que os animais sejam monitorados por meio de um projeto da Universidade Federal do Amazonas.

Em 2014, o Ibama resgatou oito sauins-de-coleira na capital do Amazonas. Dois morreram, quatro foram para um zoológico no estado de São Paulo e outros dois foram devolvidos neste domingo ao habitat natural. Os dois últimos animais foram retirados há cerca de 3 semanas em uma região que foi desmatada para a construção de um conjunto habitacional.

Segundo o Ibama, viver perto do meio urbano representa risco para os sauins, que segundo Instituto, podem ser extintos nos próximos 50 anos.

O sauim de coleira é um macaco encontrado na Região Metropolitana de Manaus. Presente na lista de espécies criticamente ameaçadas de extinção, ele tenta sobreviver, principalmente, em pequenas áreas de preservação ambiental localizadas no meio urbano.



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais