Notícias

Segunda sem carne: Aprenda a fazer almôndegas de lentilha

Compartilhe:     |  8 de fevereiro de 2021

Além de reduzir o impacto da produção de carne no meio ambiente, consumir outras fontes de proteína pode fazer muito bem à saúde

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

Almôndegas de lentilha

Ingredientes:

– 1 1/2 xícara de lentilhas cozidas

– 1 cebola pequena

– 1 dente de alho

– 3 colheres (sopa) de levedura de cerveja em flocos (2 colheres se for em pó)

– 2 colheres (sopa) de glúten de trigo

– 2 colheres (sopa) de shoyu

– 1 colher (sopa) de extrato de tomate

– 1 colher (sopa) de azeite

– 2 colheres (sopa) de água

– 1/2 xícara de pão ralado

Preparo:

Coloque todos os ingredientes, com exceção do pão ralado, no processador e pique até formar um purê. Coloque numa tigela, junte o pão ralado e mexa com uma colher até ficar bem misturado. Com as mãos, faça pequenas bolinhas e salteie-as numa frigideira, com um fio de azeite, por cerca de 3-5 minutos, só para ficarem douradas. Coloque-as numa travessa de ir ao forno, com um fio de azeite no fundo, e leve ao forno a 180ºC durante aproximadamente 18 minutos (as almôndegas devem ser viradas um ou duas vezes para cozinhar uniformemente). Sirva como preferir. Estas foram acompanhadas com molho de tomate e um cremoso purê de batata e couve-flor.



Fonte: CicloVivo - Por Mayra Rosa



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Características da inteligência canina: curiosidades que você precisa saber (estudo)

Leia Mais