Notícias

Sem usar veneno: veja como evitar acidentes com escorpiões

Compartilhe:     |  26 de outubro de 2019

Com a proximidade do Verão, vêm as chuvas em várias regiões brasileiras, o que favorece o aparecimento de animais peçonhentos como o escorpião.

Isso ocorre porque com as chuvas do Verão, muitos animais buscam abrigo e podem acabar por entrar em casa.

O problema é que alguns desses animais podem representar perigo.

Entenda mais sobre isso em:

O que fazer? Matar? Jogar veneno? Não, nada disso!!!  

Existem formas mais eficazes de afastar escorpiões, sem correr o risco de levar uma picada. Seguem as informações. Fiquem a par!

Afastar e não matar os escorpiões

Os escorpiões são criaturas que existem há mais de 400 milhões de anos e foram os primeiros artrópodes do planeta Terra.

Em se tratando do aspecto biológico e ecológico, o escorpião é de vital importância por ser o principal predador de insetos, como por exemplo as baratas e, em contrapartida, ele serve de alimento para animais, como coruja, quati, lagarto, ganso, gambá, galinha e sapo, por exemplo.

Dessa forma, o escorpião contribui para o equilíbrio do ecossistema, por isso sua caça e destruição representam uma ameaça para a biodiversidade e são proibidas no Brasil.

A melhor forma de afastar o temido escorpião é recorrer às ações preventivas e ecológicas, pois o uso de inseticidas e venenos trazem mais desequilíbrios e prejuízos aos seres vivos.

A solução mais eficaz é evitar que a moradia e os locais próximos aos humanos sejam atrativos para escorpiões!

Veja como fazer isso.

Como afastar os escorpiões

O biólogo Caio Fernandes compartilhou no seu Facebook várias informações sobre como evitar  a visita dos escorpiões em casa, sem usar veneno. Ele explica o porquê de não usar veneno. É que os escorpiões possuem um sistema respiratório capaz de fazer com que eles fiquem paralisados mas não morram. Os venenos não matam esses animais, apenas os paralisam por um tempo e eles depois voltam ao normal, é aí que mora o perigo. O animal vai procurar proteção dentro de casa, nos armários, gavetas e até nos sapatos.

Também é preciso destacar que o escorpião não é um animal “ruim” ou “bravo”, ele é inclusive manso e só ataca se se sentir ameaçado. Esse é o perigo. O bicho está dentro do teu sapato, você não vê e pisa nele…

Outras dicas para manter os escorpiões distantes

Para manter o local não atrativo para escorpiões são necessárias outras ações e cuidados, tais como:

Saiba mais formas de afastar escorpiões em:

O que fazer em caso de acidente com a picada do escorpião?

Como dissemos, os escorpiões não atacam, por isso, os acidentes com picada desse animal acontecem quando a pessoa encosta ou pisa nele.

Veja o que é necessário fazer em caso de acidente:

A correta identificação do animal que causou a picada facilita o diagnóstico e o tratamento, pois para cada tipo de veneno, há um antídoto específico.

Veja mais informações sobre essas ações em:

Informação é prevenção!

Para que mais pessoas saibam como manter os escorpiões afastados é importante difundir essas informações, assim será possível medidas de prevenção eficientes, evitando acidentes com estes animais.

Lembrem-se, venenos só atrapalham, escorpiões são importantes para o ecossistema e  acidentes podem ser evitados.



Fonte: Greenme - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais