Notícias

Semana Mundial da Alimentação: chefe da ONU pede revisão de sistemas alimentares

Compartilhe:     |  14 de outubro de 2020

Em uma mensagem especial para a Semana Mundial de Alimentação, que teve início nessa última segunda-feira (12), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que os sistemas que trazem alimentos para nossas mesas têm um impacto profundo em nossas economias, na nossa saúde e no meio ambiente.

Guterres ressaltou que os sistemas alimentares são uma das principais razões pelas quais “não temos conseguido permanecer dentro dos limites ecológicos do nosso planeta”.

Afirmando que estes sistemas são essenciais para enfrentar a crise climática, enfrentar a perda crescente de biodiversidade e construir sociedades mais saudáveis, Guterres lembrou que 2020 nos lembrou a fragilidade de nossos sistemas alimentares, por meio da emergência da pandemia de COVID-19.

Enquanto milhões de pessoas passam fome e milhões de empregos foram perdidos, a emergência climática continua a ritmo acelerado, alertou.

Para tratar dessas questões, o chefe da ONU convocou uma Cúpula de Sistemas Alimentares para 2021.

“Esta será uma ‘Cúpula das Pessoas’ e uma ‘Cúpula de Soluções’. Essa conversa voltada para a ação acontecerá em dois momentos-chave. A primeira será uma reunião pré-Cúpula em Roma. Esta reunião terá como base os diálogos nacionais e regionais inclusivos e definirá ações ousadas para sistemas alimentares inclusivos e sustentáveis”, explicou.

A segunda, acrescentou, será a própria Cúpula de Sistemas Alimentares para “chamar a atenção de todos os líderes mundiais para esta questão”.

“Precisamos de engajamento e ação global para sistemas alimentares inclusivos e sustentáveis. Insto-os a participar na conversa”, finalizou.



Fonte: ONUBr



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais