Notícias

Semana Mundial do Aleitamento Materno: “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”

Compartilhe:     |  1 de agosto de 2019

Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) de 2019 tem o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Ela acontece de 1º a 7 de agosto e é celebrada por mais de 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação.

De acordo com a WABA, aliança global pela amamentação que coordena a campanha da semana, o tema de 2019 tem como objetivo incluir todos os tipos de pais da sociedade atual, ultrapassando as barreiras de gêreno e incentivando a integração de todos.

Semana Mundial do Aleitamento Materno: no Brasil
Por aqui, a divulgação e coordenação das ações da SMAM são feitas pelo Ministério da Saúde desde 1999, agregando parcerias a cada ano com outras entidades, como secretarias municipais e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH).

Para Márcia Guerreiro, membro do IBFAN (Rede Internacional de Ação para Alimentos para Bebês), o tema proposto em 2019 encoraja a amamentação e dialoga com a evolução dos modelos familiares. “O tema deste ano tem a ver com aprendizado e apoiodos diferentes setores para as famílias que estão amamentando. Quanto mais informações, conhecimento e apoio para os familiares, mais empoderados eles ficam em relação à amamentação. Tanto o sucesso como o fracasso do aleitamento não é só de responsabilidade da mãe”, defende.

Os grupos e organizações de cada cidade conversam entre si, juntamente com o Ministério da Saúde, para combinar ações de âmbito nacional, como o “Mamaço”, evento em que mães em vários lugares do Brasil se reunem para amamentar e trocar ideias e experiências. “O tema de 2019 vem de encontro a uma necessidade antiga, pois o aleitamento existe como algo instintivo quando, na verdade, ele demanda aprendizadopela mãe, pelo bebê e até pela própria família. Não é facil. Por isso, a mãe precisa se sentir apoiada, acolhida e empoderada”, explica Lilian Pimenta, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno de Ribeirão Preto (SP).



Fonte: Revista Crescer - Aline Reis



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais