Notícias

Seminário do Sebrae apresenta a cidade mais sustentável do mundo

Compartilhe:     |  31 de julho de 2014

Por Mercado Ético*

Na última terça-feira (29), durante o primeiro dia de atividades do 4° Seminário Sebrae de Sustentabilidade, o engenheiro alemão Rolf Buschmann falou sobre Freiburg. Considerada a cidade mais sustentável do mundo, ela fica no sudoeste da Alemanha, conta com 240 mil habitante e já trilha o caminho do desenvolvimento limpo há pelo menos 40 anos.
Segundo o engenheiro, tudo começou quando uma usina nuclear estava para ser implementada na região. Com o objetivo de impedir que aquele polêmico empreendimento se tornasse realidade, prejudicando as plantações locais, agrônomos se uniram a estudantes para protestar contra o projeto. Como resultado da ação, a iniciativa foi cancelada.

A partir de então, a cidade passou a buscar fontes alternativas para se abastecer energeticamente. “Fomos pioneiros, porque queríamos a modernização de forma sustentável. Além da falta de riquezas naturais para gerar fontes alternativas de energia, também tivemos apoio de pequenos empreendedores. Foram eles o maior motor da mudança, que investiram em energia solar sem nenhum incentivo do governo”, explica Buschmann.

Com o tempo, o poder público percebeu o potencial da ideia, inclusive do ponto de vista turístico. O prefeito de então foi criando toda uma infraestrutura para tornar a cidade verde, inclusive no que diz respeito a resíduos sólidos: implementou um novo esquema de coleta seletiva, em que os moradores pagariam mais caro pelo lixo não reciclável jogado fora.

A mobilidade urbana também foi levada em conta. Aumentou-se o número de vias para bicicletas e melhorou-se o transporte público, diminuindo então o número de carros nas ruas. “Mas tudo isso só foi possível porque desde o início vimos a sustentabilidade como uma forma de negócio. Esse tema só vai avançar se for economicamente atrativo”, conclui o alemão.

* O Mercado Ético participa do evento a convite do Sebrae



Fonte: Mercado Ético



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais