Notícias

Série mostra impacto de grandes projetos para produzir energia na Amazônia

Compartilhe:     |  14 de abril de 2015

O Brasil investe milhões de reais na Amazônia para produzir a energia que o país vai usar no futuro. Só nessa região está prevista a criação de 92 novas represas nos próximos anos. A discussão é:  qual será o impacto disso na vida das populações que tiram o sustento da grande floresta?

O quarto episódio de ‘Amazônia, Sociedade Anônima’ fala sobre o futuro da região que receberá R$ 100 bilhões em investimentos até 2020. Série mostra como as cidades localizadas no meio da floresta e os povos tradicionais estão lidando com o fluxo de novos imigrantes e os impactos dos grandes projetos.

Preservação da Amazônia enfrenta desafio com aumento do agronegócio

Expandir a economia, mas sem destruir a natureza. Esse é o desafio na Região Amazônica, que é onde o agronegócio mais cresce no Brasil.

A região é a principal fronteira agrícola do Brasil. Soja, milho e algodão são cultivados em grandes extensões de terra, forçando os limites da floresta. E os assentamentos da reforma agrária, por falta de assistência técnica, também respondem por uma grande parcela do desmatamento da Amazônia.

Grandes latifúndios e pequenos proprietários se diferenciam no volume de dinheiro movimentado e no acesso à tecnologia, mas ambos respondem pelo desmatamento na região e enfrentam dificuldades com a falta de infraestrutura.



Fonte: Fantástico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais