Trilhas da Paraíba

Serra Redonda

Compartilhe:     |  23 de setembro de 2018

A colonização do lugar que mais tarde viria a ser o município de Serra Redonda, deve-se aos irmãos portugueses Pedro de Azevedo Cruz e Alexandre José Gomes da Cruz, que em janeiro de 1780, {mosimage}vieram do Recife, e se instalaram na então Vila do Ingá.

Eles vieram com o objetivo de cultivar as terras daquela região, que gozavam a melhor fama de fertilidade. Em fevereiro do mesmo ano, o primeiro deles, penetrando o interior, descobriu, entre o Rio Gurinhem e a Pedra lavrada um morro de forma arredondada, daí ter batizado o nome do lugar de Serra Redonda.

O nome de batismo da localidade, inspirado naquele acidente topográfico, que se situa à margem da velha estrada que a liga ao Engenho S. João dos Tanques, calou profundamente no espírito popular e Serra Redonda se tornou conhecida em toda vizinhança.

A pequena cidade é dona de belezas naturais e ainda conta, durante o mês de junho, com a Festa de São Pedro, padroeiro da cidade. Durante as festas juninas a cidade se transforma num grande arraial, com comidas típicas, danças folclóricas e a tradicional feira popular.

Além de proporcionar passeios, com caminhadas, banhos de cachoeiras, escaladas das serras e visita aos sítios arqueológicos.  O município fica localizado Piemonte da Borborema, distante cem quilômetros da capital João Pessoa. O acesso principal para Serra Redonda é pela BR-230, vindo de João Pessoa, ou pela PB-095 vindo de Campina Grande.
Para chegar aos sítios arqueológicos, só com a ajuda de guias da região, que conhecem os caminhos e atalhos, para alcança-los só caminhando no meio do mato.


Fonte: Famup



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais