Trilhas da Paraíba

Serraria: cidade preserva antigos engenhos e casarios

Compartilhe:     |  16 de agosto de 2020

Distante apenas 89 quilômetros de João Pessoa, o município de Serraria se destaca pela beleza da natureza, clima frio e os engenhos existentes que ainda preservam bem a sua arquitetura.

Serraria é destaque na realização de imensas cavalhadas, torneios de futebol amador e uma população predominantemente católica, tendo como principal atração a festa religiosa, que é promovida no dia 31 de dezembro, data consagrada ao Sagrado Coração de Jesus.

Caminhos do Frio' tem show de Gatinha Manhosa e cavalgada em ...A Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus fica localizada na bela Praça Antônio Bento, no Centro da cidade. A igreja surgiu com uma humilde capela da qual existia um altar em louvor a Nossa Senhora da Boa Morte, enquanto que a praça ainda preserva a sua construção original com um obelisco, uma moldura e uma roda de moinho em referência à vasta quantidade de engenhos da região.

A beleza arquitetônica dos antigos casarios muito bem preservados são ainda atrativos nas ruas do Centro da cidade. Passeio equestre é um dos fortes do turismo na cidade de Serraria, bem como as caminhadas ecológicas às reservas legais e gastronomia na zona rural, em pontos estratégicos. No período de realização da Rota Cultural Caminhos do Frio, acontece a grande Cavalgada da Fé, reunindo milhares de fiéis de toda a região, que vão às ruas para aguardar a passagem dos cavalheiros.

Fotos de Serraria - Imagens selecionadas de Serraria, PB - TripadvisorA riqueza na arquitetura dos antigos engenhos é atrativo permanente no município. Construído em 1883 por Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola, o Engenho Baixa Verde é um dos acervos arquitetônicos mais completos encontrados na arquitetura colonial rural do Nordeste. O engenho mantém toda a sua estrutura da época, a exemplo da casa-grande; capela; casa de hóspedes; senzala; barracão; terraço e depósito para secagem e armazenamento do café; moenda, sala de fermentação e alambique para destilação da Cachaça Vila Real.

A construção ainda guarda as belezas do período colonial com a presença das suas “eiras e beiras” e seus ricos detalhes esculpidos nas fachadas. Em uma visita ao Engenho Martiniano, o turista vai conhecer todo o processo de fabricação da Cachaça Cobiçada, que é fabricada desde 2005. A visitação é iniciada desde o corte de cana, moenda, fermentação, alambique, aquecimento, condensação e engarrafamento.

A Cobiçada passa pelo processo de envelhecimento de 90 dias e são produzidas nos tipos Cristal transparente, umburana (amarelada) e a Premium, envelhecida em barril de carvalho, em que a cor e o gosto são semelhantes ao uísque. Próximo a esse Engenho você encontra a Mata do Grilo, que tem preservação ecológica e um atrativo especial: A Pedra da Furna, antigamente usada como abrigo pelos índios.

Serraria - Brejo ParaibanoSerraria conta com o Mirante 360º, que fica instalado em uma altitude relevante, proporcionando uma visão panorâmica e um pôr do sol maravilhoso. Turismo equestre em uma altitude entre 560 a 600 metros acima do mar, esse é uns dos pontos mais culminantes da cidade. Outro destaque no turismo religioso é a Capela Sítio Jabuticaba, que fica localizada entre o município de Serraria e Arara. A Pedra do Urubu, lugar que proporciona vista para as cidades circunvizinhas, como Guarabira, Borborema e Pilões, também é atrativo no município.

Concurso da Prefeitura de Serraria PBEm uma área elevada se consegue ter uma vista 360 graus da região, que fica o sítio Trincheiras. O local, apesar de ser residência do proprietário, senhor Roberto Cavalcanti, ele tem prazer em receber turistas que vão à cidade. No sítio, é possível visualizar as cidades de Areia, Remígio, Arara, (Zona Norte), Guarabira (Frei Damião), Serra da Raiz, Belém, Pirpirituba e até luzes de Mari (zona Rural), Pilões, Solânea e Bananeiras. Ele mostra pés de café, serve suco de amoras e conta a história da cidade e seus ilustres moradores. A visitação é feita por agendamento através do telefone: (83) 99601-1011.



Fonte: A União - Teresa Duarte



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais