Notícias

SES e CRM realizam capacitação sobre arboviroses para médicos

Compartilhe:     |  26 de abril de 2019

O panorama epidemiológico na Paraíba foi o tema abordado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em evento realizado, nesta sexta-feira (26), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). A agenda teve como público-alvo médicos e enfermeiros da rede pública e privada.

A médica infectologista e uma das palestrantes do dia, Ana Isabel Vieira Fernandes, explica que o evento pretende multiplicar o conhecimento sobre a malária, pois como o estado não é uma área endêmica, as pessoas não estão acostumadas a dar o diagnóstico da doença. Ela conta que o encontro também aborda outras doenças transmitidas por mosquitos como a Dengue, Zika e Chikungunya.

“Como a gente está em um momento de período chuvoso, esses casos geralmente aumentam e temos hoje, no estado, circulando, tanto o vírus da Dengue, Zika e Chikungunya e às vezes uma combinação desses vírus numa mesma infecção, na mesma pessoa. O que torna até mais difícil o diagnóstico. É preciso que os médicos tomem conhecimento das peculiaridades de cada uma dessas doenças, que são graves e que podem matar. Por isso a gente tem o interesse de multiplicar esse conhecimento”, pontua.

Para a técnica do Núcleo de Doenças Transmissíveis Aguda (NDTA) da SES, Fernanda Vieira, o evento é importante para alertar os profissionais que estão na ponta para o adequado manejo e notificação dos casos de arboviroses. “Lembramos aqui da importância da notificação para realização de ações de controle do vetor mais eficazes”, explica.

Na ocasião, a Secretaria apresentou a situação epidemiológica de Dengue, Zika e Chikungunya nos últimos anos, o panorama dos óbitos por essas doenças e a situação das investigações no município de Conde, onde ocorreu a introdução da Malária.



Fonte: Secom-PB



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Pet diferente: 10 curiosidades sobre coelhos

Leia Mais