Notícias

Sonda da NASA encontra sistema planetário com 11 bilhões de anos

Compartilhe:     |  7 de março de 2015

Desde que foi lançada, em 2009, a Sonda Kepler já encontrou mais de 1000 planetas. Uma das últimas descobertas foi uma das mais curiosas: Cinco planetas foram encontrados orbitando uma única estrela. E o que surpreende é a idade dos planetas: 11 bilhões de anos. Para se ter uma ideia, a Terra tem “apenas” 4,5 bilhões de anos, menos da metade dos planetas do sistema Kepler 444.

Tamanha idade também impressiona porque eles foram formados no início do universo. O sistema planetário está a uma distância de 117 anos-luz do Sol e é composto por cinco planetas rochosos, assim como a Terra. O que não significa que eles possam abrigar vida. Eles estão muito próximos da estrela que orbitam, sendo quentes demais para permitirem a existência de seres vivos.

O sonho dos astrônomos é encontrar um planeta semelhante à Terra, que tenha o mesmo tamanho, orbite uma estrela semelhante ao Sol e que esteja à mesma distância que estamos dele. O astrônomo português Tiago Campante explica que, em dez anos, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai lançar o Plato, telescópio espacial que vai procurar justamente esse tipo de planeta.

Sonda Kepler, da NASA, encontrou um sistema planetário de 11 bilhões de anos. Mais que o dobro da idade da Terra (Foto: Globo)
Em 2025, ESA vai lançar um telescópio espacial para procurar planetas iguais à Terra (Foto: Globo)


Fonte: Rede Globo - Como Será?



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais