Notícias

Sônia Bittencourt lança livro sobre esportes de natureza, no final de junho

Compartilhe:     |  16 de junho de 2015

“Esporte de natureza, políticas públicas e sustentabilidade: Reflexões para gestão pública das cidades”, é o título do livro que Sônia Maria Neves Bittencourt de Sá publicou pela Appris Editora. O lançamento acontecerá no dia 30 junho, às 19 horas, na Livraria Saraiva, no Manaíra Shopping, em João Pessoa.

A obra escrita por Sônia Maria Neves Bittencourt de Sá instiga o leitor a refletir sobre as relações entre os esportes de natureza e as várias facetas das gestões em políticas públicas esportivas.Nas 295 páginas do livro, o leitor descobrirá que as cidades e sua natureza formam uma complexa rede de possibilidades de uso cotidiano por seus habitantes.

A autora explica no livro que, entre esses usos cotidianos estão os esportes de natureza, praticados por aqueles que rotineiramente buscam interagir com o que a natureza lhe oferece enquanto opção de lazer e qualidade de vida e com as infraestruturas urbanas que possibilitam essa aproximação. “Como mediadores estão o Estado e suas políticas públicas voltadas para uma sustentabilidade que de alguma forma, presente ou ausente, interfere direta ou indiretamente no modo de vida dessas pessoas”, acrescenta.

A escritora

Sônia Maria Neves Bittencourt de Sá é bacharel em Filosofia e tem graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Brasília nos anos de 1992 e 1982 respectivamente.

Em 2011, a escritora obteve o grau de Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PRODEMA/UFPB. Sônia é especialista em Bioética pela cátedra Unesco/UnB, 2007, Saúde do Adolescente em 1998 pela Faculdade de Ciências da Saúde/ UnB. É ainda especialista em Natação pela PUC/MG e em Pesquisa na área de Educação Física com concentraçao em Biomecânica da Natação em 1987, pela UFSM/RS.

Nos últimos anos desenvolveu trabalhos no ensino fundamental e médio na área de Filosofia, particularmente no programa de filosofia para crianças em Brasília. A escritora foi aprovada em 2009 em concurso público para a FUNASA em terceiro lugar e, optando por continuar em João Pessoa, desistiu da vaga.

Em 2010, ela trabalhou como coordenadora pedagógica no Centro Educacional Cenecista Felipe Tiago Gomes em João Pessoa, na Paraíba. Também trabalhou como voluntária em um projeto social de informática no bairro da Penha (2011 a 2013) e, atualmente, ministra aulas de natação no Sindicato dos Bancários de João Pessoa.



Fonte: Espaço Ecológico



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais